O Grupo Integrado de Enfrentamento ao novo coronavírus de Aparecida inicia as ações de fiscalização nesta segunda-feira, 4. Durante toda semana passada, o grupo orientou estabelecimentos comerciais e industriais da cidade. No entanto, a partir da segunda, comércios liberados para funcionamento que não estiverem seguindo as regras estabelecidas pela prefeitura poderão ser autuadas e terem, até mesmo, o alvará de funcionamento caçado.
Formado por membros das secretarias da Fazendas, Mobilidade e Defesa Social, Regulação Urbana (Postura e Edificações), Procon, Guarda Civil Municipal, Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Vigilância Sanitária, o grupo percorrerá ruas e avenidas do município que recebem muito comércio a partir das 8h30. O ponto de encontro das equipes ocorrerá na Praça da Cidade Administrativa, na Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Solar Park.
“Se não atenderem às regras, nós vamos fechar o estabelecimento no momento até que se adeque. Caso seja reincidente, será aplicada multa e até mesmo caçado o alvará de funcionamento”, comunicou o comandante da Guarda Civil Municipal, Weber Júnior.
Com a flexibilização, mais de 80% dos estabelecimentos comerciais e industriais de Aparecida foram reabertos. No entanto, a Fazenda alerta que para reabrir, os comerciantes e empresários deverão obedecer às medidas protetivas para evitar a propagação do vírus.
Além da higienização, o alvará de funcionamento provisório deverá ser impresso após assinatura de Termo de Compromisso, na plataforma Retomada Responsável, disponível online. O prefeito Gustavo Mendanha afirmou que, caso a cidade chegue a 70% de ocupação dos leitos hospitalares, o comércio será fechado novamente.