A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) oferece atendimento assistencial para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. Cerca de 30 pessoas em situação de vulnerabilidade são atendidas diariamente e de forma voluntária no Centro Pop, que conta com recepção, refeitório, banheiros com chuveiro e lavanderia. No espaço os acolhidos tomam banho, lavam suas roupas e recebem três refeições, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde.
O Centro Pop além de oferecer atendimento assistencial, terapêutico e emissão de documentos, desenvolve com essas pessoas um projeto de incentivo ao trabalho para que elas não fiquem tão ociosas. De forma voluntária, os acolhidos cultivam uma “fazendinha”. A horta orgânica – sem uso de defensivos agrícolas – tem couve, cebolinha, tomate, abobrinha, mandioca, milho, além de maracujá, banana e cana-de-açucar.
Eles preparam a terra, semeiam e cuidam dos canteiros. Toda produção e verduras e legumes serve para complemento na própria alimentação dos acolhidos.
“A horta é mais um meio de ressocialização para as pessoas que vivem em situação de rua em nossa cidade. Assim eles cultivam e se alimentam do seu próprio trabalho. O nosso trabalho visa tirar elas do submundo dos vícios e da situação em que elas vivem. Esta ação faz parte do nosso trabalho diário aqui no Centro Pop”, afirmou o coordenador do Centro Pop, Vinícius Cachoeira.
O coordenador explica cerca de mil pessoas estão cadastradas na unidade. “Nossa equipe é completa, com assistentes sociais, terapeutas e psicólogos. Aqui eles recebem atenção nos serviços de assistência social e terapêutica, emissão de documentos, espaço para higiene pessoal, educação social e também recebem alimentação”, completou Vinícius.
O Centro Pop, em Aparecida de Goiânia, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais. O serviço é ofertado para famílias e pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. O atendimento é realizado por demanda espontânea (o próprio interessado procura a unidade), ou encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Centro de Referência em Assistência Social (Creas), de políticas públicas setoriais e órgãos ligados a garantia dos Direitos Humanos. Mais informações pelo telefone: 3545 9915
“A Secretaria de Assistência Social atua diariamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas de Aparecida e com os moradores em situação de rua não é diferente. Temos atuado para que todos tenham mais dignidade. E a horta, junto com outros trabalhos da nossa equipe, são importantes neste processo”, comentou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.