A 3ª edição do Claque Cultural chega a Goiás em outubro com uma programação extensa e diversificada, abrangendo apresentações e oficinas em sete cidades do estado. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o projeto reúne artistas de diferentes linguagens artísticas, incluindo música, teatro, dança, circo, audiovisual, artes visuais, artesanato e literatura.
A grande novidade é que, além de Goiás, o projeto terá um polo de circulação nacional na Bahia, onde as atividades também serão realizadas.
Em Goiânia, Anápolis, Jataí e Caldas Novas, as atividades começam em outubro de 2025 e seguem até março de 2026. Em Alto Paraíso, o projeto acontece de 2 a 4 de outubro; Morrinhos, de 16 a 18 de outubro; e Jussara, de 12 a 14 de novembro.
O polo de circulação nacional, na Bahia, recebe o Claque de dezembro de 2025 a março de 2026, enquanto a mostra de audiovisual, presente em todos os polos, acompanha toda a temporada, de 1º de outubro de 2025 a 21 de março de 2026.
“É a maior maratona que se tem no país hoje. Não tem nada comparável com isso que está sendo feito em Goiás. Estamos resgatando a cultura do nosso povo, divulgando os talentos do nosso estado e contemplando também os artistas que precisam de apoio do governo para seguir carreira”, pontua o governador Ronaldo Caiado.
De acordo com o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque Cultural representa a valorização de artistas locais.
“Estamos levando cultura de forma descentralizada, com atividades gratuitas em várias regiões de Goiás e até mesmo na Bahia. O Claque Cultural reforça a missão do Sesc de apoiar os artistas, valorizar a produção cultural e aproximar a arte do público, transformando vidas por onde passa”, afirma.
Já o diretor regional do Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o projeto ressalta a força da diversidade cultural.
“Esse é um projeto que conecta a diversidade cultural do nosso estado ao público, oferecendo experiências únicas e fortalecendo a cena artística local. O Claque se consolida como uma das maiores ações culturais do Sesc em Goiás e um importante espaço de circulação e valorização da arte goiana”, finaliza.
Novidades da 3ª edição
Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás, como Anápolis, Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiânia, Jataí, Morrinhos e Jussara. Os artistas inscritos também puderam optar pelo polo nacional, com apresentações previstas nas cidades baianas de Salvador, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana e Jacobina. O edital prevê cachês entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, de acordo com a categoria da proposta.
Confira a programação do Claque Cultural:
- Goiânia: 1º de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
- Alto Paraíso: 2 a 4 de outubro de 2025
- Jataí: 10 de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
- Morrinhos: 16 a 18 de outubro de 2025
- Anápolis: 24 de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
- Caldas Novas: 1º de novembro de 2025 a 21 de março de 2026
- Jussara: 12 a 14 de novembro de 2025
- Polo de circulação nacional – Bahia: dezembro de 2025 a março de 2026