O 6º Encontro Goiano de Saúde Mental, que traz o tema “Fazer junto para cuidar melhor”, será realizado entre os dias 8 e 10 de outubro no Centro de Eventos da UFG, Câmpus Samambaia. O evento é promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) e pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o grupo interdisciplinar de pesquisa e intervenção em saúde mental Recuid, vinculado ao CNPq.
Durante os três dias do encontro, os participantes poderão participar de minicursos e oficinas sobre temas como Gestão Autônoma da Medicação, Economia Solidária, Crise e Urgência em Saúde Mental e Dança Circular Terapêutica; além de debates sobre judicialização, políticas antimanicomiais e práticas de cuidado holístico.
A programação cultural do evento contará com feira de economia solidária, espaço de práticas integrativas e a tradicional festa “Mental Forte”, criando um ambiente de trocas, aprendizados e conexões humanas, com uma carga horária mais estendida, para desenvolver habilidades dos profissionais.
A gerente de Saúde Mental da SES, Nathalia dos Santos Silva, destaca que o evento cresceu muito desde a sua primeira edição e este ano espera receber 400 participantes de todo o país.
“Esse encontro foi idealizado pelas professoras da Faculdade Enfermagem da UFG, e depois tomou forma como atividade de extensão do grupo de pesquisa Recuid. A proposta do evento é qualificar os profissionais para realizar cuidado de qualidade em saúde mental. Todos os anos, nós convidamos profissionais do país inteiro para discutir práticas, processos de trabalho, gestão, estratégias de cuidado em saúde mental da população, e neste ano, pela primeira vez, nós teremos uma participação internacional, o psiquiatra Roberto Mezzina”, informou Nathalia.
Para Nathalia, o evento tem grande importância, uma vez que reúne tanto a comunidade acadêmica como profissionais e usuários do SUS.
“Pensando nesse público, nós preparamos uma programação que contempla os interesses de todos. Além disso, teremos dois espaços de cuidados durante o encontro, um destinado aos participantes do evento, contemplando práticas integrativas e complementares. E o segundo será a Tenda Deusdete, em homenagem a um grande militante da saúde fundamental que nós tivemos em Goiás, um espaço de mobilização social para profissionais e usuários debaterem sobre promoção da Reforma Psiquiátrica”, pontuou.
A professora reforçou que a gratuidade da inscrição do encontro deste ano vai garantir mais acessibilidade aos participantes. Segundo ela, a taxa de inscrição foi isenta, mantendo a cobrança dos minicursos. “Acreditamos que essa medida aumentará o engajamento, tanto da comunidade acadêmica quanto dos profissionais do SUS, dado o retorno positivo que temos recebido”, afirmou.
Como se inscrever
Para se inscrever no 6° Encontro Goiano de Saúde Mental, o participante deve acessar o site oficial do evento – encontro-goiano-sm.plateia.ufg.br, clicar na aba “Inscrições” e selecionar a opção “Realizar inscrição”. Em seguida, será direcionado para a plataforma Gov.br, onde precisa efetuar login ou criar uma conta, caso ainda não possua.
Após o acesso, é necessário preencher os dados solicitados, confirmar as informações e finalizar a inscrição, etapa que exibirá a mensagem de confirmação no site. O próximo passo é acessar a aba “Atividades” e escolher as ações que deseja participar, como minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas. Apenas a inscrição nos minicursos requer pagamento (R$ 25,00 por minicurso), enquanto as demais atividades são gratuitas.
Por fim, os participantes que se inscreverem em minicursos devem enviar o(s) comprovante(s) para o e-mail recuid.egsm@gmail.com para que a inscrição seja homologada. Em caso de dúvidas, o contato também pode ser feito pelo mesmo endereço eletrônico.
A programação completa está disponível no site do evento – https://encontro-goiano-sm.plateia.ufg.br/