O governador Ronaldo Caiado (UB) ressaltou, nesta terça-feira (16), a parceria inédita entre os Poderes públicos que foi decisiva para a recuperação fiscal de Goiás. A declaração foi feita durante encontro com representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, também participou da confraternização.
Em seu discurso, Caiado relembrou que instituições como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado abriram mão de 25% do duodécimo, medida considerada fundamental para garantir o pagamento dos servidores e restabelecer o equilíbrio das contas públicas. Segundo o governador, a condução da gestão com base no diálogo e em dados técnicos permitiu ao Estado recuperar a capacidade de planejamento e alcançar reconhecimento nacional em responsabilidade fiscal.
Gracinha Caiado destacou que a atuação integrada entre o governo estadual, o MP-GO e a DPE-GO também gerou impactos diretos na área social. Entre os exemplos citados estão o programa Meu Pai Tem Nome, executado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e outras ações do Goiás Social desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Para ela, a harmonia institucional foi determinante para os avanços obtidos ao longo da gestão.
Durante o encontro, representantes das instituições parceiras também fizeram avaliações positivas. O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, elogiou a recuperação fiscal do Estado e os avanços em diferentes áreas da administração pública. Já o defensor público-geral, Tiago Gregório Fernandes, afirmou que o ambiente de diálogo promovido pelo Executivo possibilitou inovação e ampliação dos atendimentos da Defensoria Pública, que já ultrapassam 816 mil registros em todo o Estado.





