O Governo de Goiás abriu as inscrições para os municípios interessados em participar do projeto CineLeitura do Bem – Cultura que Aproxima, iniciativa do Goiás Social em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que vai levar cinema, leitura e ações educativas a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (16/12), na Praça Cívica, em Goiânia, marcando o início de uma ação itinerante que percorrerá diversas regiões do Estado até o segundo semestre de 2026.
Ao todo, 120 municípios e distritos goianos serão contemplados. Para participar, as prefeituras já podem realizar a adesão, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site: goias.gov.br/cultura/cine-leitura-do-bem
Com investimento de R$ 5,9 milhões, provenientes do Fundo de Combate à Pobreza (Protege Goiás), o projeto tem como foco ampliar o acesso à cultura e à educação em localidades com menor oferta de equipamentos culturais e maiores desafios socioeconômicos. A seleção dos municípios não será por ranqueamento, mas baseada em informações que auxiliem a organização logística da ação, com prioridade para regiões de maior vulnerabilidade social.
A execução do CineLeitura do Bem será realizada em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), além do apoio das prefeituras e de órgãos estaduais. A iniciativa inclui sessões itinerantes de cinema, bibliotecas móveis, oficinas temáticas, rodas de leitura, palestras educativas e contação de histórias, promovendo experiências culturais integradas e gratuitas.
Representando a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, destacou a importância da iniciativa.
“A cultura é um direito constitucional. O CineLeitura do Bem reforça o compromisso do Governo de Goiás com a interiorização da cultura e com a transformação social. Quando crianças e jovens têm acesso ao cinema e à leitura, ampliam horizontes e fortalecem seu desenvolvimento humano e educacional”, afirmou Gracinha Caiado.
As atividades serão realizadas por meio de unidades móveis equipadas com tecnologia, instaladas em locais de fácil acesso, garantindo gratuidade, acessibilidade e inclusão, inclusive para pessoas com deficiência. O formato itinerante permite que o projeto chegue a regiões distantes da capital.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressaltou a abrangência da iniciativa e reforçou o convite aos municípios.
“O CineLeitura do Bem amplia ações já consolidadas, como o Cine Goiás Itinerante. Com essa parceria com o Goiás Social, vamos alcançar quase 50% dos municípios goianos. Os gestores municipais já podem se inscrever para receber o projeto”, destacou Yara Nunes.
Para aderir, além do preenchimento do formulário, o município deve indicar um espaço público, apoiar a divulgação local, organizar o público atendido e designar um servidor para atuar como interlocutor da ação.
Foto: Kamilla Brandão








