O Festival do Bem – edição Réveillon promete transformar a virada do ano em uma grande celebração no interior de Goiás. Com uma programação musical diversificada e gratuita, o Governo de Goiás leva alegria, cultura e entretenimento…
Norma assinada pelo presidente Lula foi publicada no Diário Oficial da União. Novo valor reajusta o salário mínimo em 6,79% O governo publicou no Diário Oficial da União, o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da…
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai investir R$ 5 milhões para financiar 20 bolsas de excelência destinadas a doutorandos com desempenho acadêmico excepcional. As inscrições já estão abertas. O valor da…
A segunda edição do Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação mostra um aumento de 29% no número de startups em Goiás em 2025. O levantamento feito pelo Hub Goiás, iniciativa do governo estadual, identificou 273 startups ativas…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), informa que, a partir de 2 de janeiro de 2026, os pacientes deverão comparecer na data marcada para retirar dos medicamentos.
Esta medida visa organizar o atendimento, melhorar o gerenciamento das filas e garantir que todos tenham acesso aos tratamentos de forma justa e eficiente.
O agendamento para retirada de medicamentos existe desde 2023, mas, conforme o Cemac JB, não vem sendo seguido adequadamente pelos pacientes.
“Com o aumento do número de pessoas atendidas nos últimos anos, metade dos usuários tem comparecido fora da data marcada, o que provoca atrasos, desorganização no atendimento e dificuldades no planejamento do estoque de medicamentos”, explica a diretora técnica do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa, Vivianne Vieira de Melo.
SES informa que unidade possui capacidade diária limitada e que o excesso de usuários fora da data prevista compromete o fluxo e a qualidade do atendimento para todos (Fotos: SES-GO)
Com a flexibilização para que os pacientes pudessem retirar o medicamento em até dois dias antes da data agendada, na prática, essa medida gerou aumento das filas e, consequentemente, queixas por parte dos usuários. A unidade possui capacidade diária limitada e o excesso de usuários fora da data prevista compromete o fluxo e a qualidade do atendimento para todos.
“Ao respeitar a data do agendamento, vamos conseguir gerenciar melhor as filas e garantir que os medicamentos cheguem a todos de forma justa”, afirma a diretora.
Caso o paciente não possa comparecer na data marcada, é possível autorizar uma pessoa de confiança para retirar o medicamento em seu nome, desde que o representante seja previamente cadastrado no sistema do Cemac JB.
A expectativa é de que a adesão a essa orientação torne o atendimento mais ágil, organizado e eficiente, beneficiando todos os usuários. Para mais informações, os pacientes podem procurar a equipe do Cemac JB ou acessar o site oficial da unidade.