A 2ª edição da Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa do Colégio Tecnológico (Cotec) recebeu aproximadamente 3 mil visitantes neste fim de semana (18 e 19/03), na praça Cívica, em Goiânia. O público pode conferir, gratuitamente, a exposição e venda de trabalhos artesanais de artistas goianos, atrações culturais, oficinais gratuitas de artesanato, além de aproveitar a praça de alimentação e o espaço para crianças, com gibiteca e brinquedos infláveis.
O governador Ronaldo Caiado abriu a segunda edição da Feira.
“Eu quero comemorar, no final do meu governo, quantas famílias tiramos da situação de vulnerabilidade, demos a elas a condição de ter uma profissão e ao mesmo tempo ganhar a vida com dignidade. É isso que se chama quebrar o ciclo da pobreza”, afirmou.
Mais do que trabalhos artesanais, foi possível conhecer um pouco mais sobre a Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago), e da Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia (Aama), bem como de diversos artesãos que receberam incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).
O secretário da Retomada, César Moura, pontua que o projeto fortalece a autoestima dos artesãos e a tradição das feiras de artesanato na capital, além de ser uma oportunidade de negócio.
“A praça de alimentação é comandada por alunos do Cotec, pessoas vulneráveis que fizeram curso, receberam Crédito Social e estão agora na segunda parte do curso sobre como começar a produzir e conquistar o próprio sustento”, disse.
Programação
Na 2ª edição da Goiás Feito à mão, os visitantes conferiram duas oficinas gratuitas ministradas por mestras artesãs de referência nacional. Fatinha Bastos ministrou a oficina de fibras nos dois dias de evento. Já Ivanilde Reis ensinou a técnica de folhas esqueletizadas.
O evento ainda contou com show da Orquestra dos Violeiros, e com a trilha sonora do DJ Mercês. Além disso, uma das mais famosas referências dos anos 1990 em Goiás, Carlinhos Santos, ex-vocalista da banda P.O. Box, se apresentou na Feira. E o encerramento ficou com o Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Estrutura
Toda a montagem e manutenção da Feira do Artesanato foi realizada pela ShowNews. É importante mencionar que toda a estrutura é coberta, a fim de evitar problemas com chuva, com o objetivo de trazer maior conforto para expositores e visitantes. O local contou com 35 estandes, praça de alimentação e espaço de lazer com brinquedos para as crianças.
Realização
A Goiás Feito à Mão é uma realização do Goiás Social e do Cotec, com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), OCB-GO, Sebrae, Universidade Federal de Goiás (UFG), TV Brasil Central (TBC), Gabinete de Políticas Sociais (GPS), e das secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Desenvolvimento Social (Seds), e Cultura (Secult Goiás).