Mais uma vez, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), marca presença na Agro Centro-Oeste Familiar, feira de exposições da agricultura familiar que, em 2023, chega a sua 20ª edição. Com o tema “Mais comida, menos agrotóxico”, o evento será de 17 a 20 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias dia feira. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.
Emater
Para participação na feira, a Emater mobiliza seus extensionistas, pesquisadores e produtores, para atender e apresentar soluções tecnológicas aos agricultores familiares, no estande do Governo do Estado, que contará ainda com as presenças das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada, da Economia, de Desenvolvimento Social (Seds), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Goiás Fomento.
Para o presidente da Emater, José Ricardo Caixeta, a mostra é uma oportunidade ímpar de comunicação direta entre a Agência Goiana e seu público-alvo.
“A razão de existir da Emater é realizar atividades de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária prioritariamente aos agricultores familiares e suas organizações, o que torna imprescindível a nossa participação em um evento como a ACOF, que reúne esses agricultores oriundos de todo o estado de Goiás”, explica.
Ainda segundo Caixeta, com sua participação com atendimento e palestras durante o evento, “a Emater apresenta e divulga as inovações tecnológicas e outras ações que tem desenvolvido nos últimos anos, a fim de proporcionar geração de renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Também é uma oportunidade de interação entre instituições que têm fim semelhante em Goiás”.
Programação
Durante os quatro dias de evento, servidores da Emater farão plantão técnico para tirar dúvidas dos produtores sobre os serviços prestados e troca de saberes com os agricultores familiares, demais visitantes e parceiros presentes. Além disso, pesquisadores e extensionistas da Agência também compartilharão conhecimento por meio de palestras, oficinas e minicursos oferecidos durante a programação da ACOF 2023.
Entre outros, serão abordados por representantes da Emater assuntos como Crédito Rural, Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural, Produção e Comercialização de Cachaça, Pequi sem Espinhos, Assistência Técnica, Desidratação de Alimentos, Produção de Bananas por Cultura de Tecidos, Proteção de Nascentes, Manejo de Pastagens e Produção de Orgânicos.
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA DA EMATER
A programação da Emater dentro da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 será realizada no Centro de Tecnologia e Capacitação da Agência (Centrer). O Centrer também fica no Campus Samambaia da UFG, próximo à Escola de Veterinária e Zootecnia, e conta com salas de aula devidamente equipadas, além da Unidade Didática de Agroindústria, espaço preparado para o ensino de processamento de alimentos segundo as boas práticas.
Confira a programação:
17 de maio
Palestras
13h30min – Crédito Rural para a Agricultura Familiar – Juarez Gomes Bucar
13h30min – A Importância da Gestão Tecnológica na Pequena Propriedade Rural – Lino Carlos Borges
13h30min – Fundação Solidaridad e Emater: assistência técnica e inclusão socioeconômica de agricultores familiares
Oficina
8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima
Minicursos
8h e 10h – Regularização de Agroindústria Buscando a Legalização – Janete da Rocha
8h – Pequizeiro sem Espinhos: uma ótima opção para a Agricultura Familiar – Elainy Botelho e Ailton Pereira
10h – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais
18 de maio
Palestras
8h – Proteção de Nascentes, Matas Ciliares e Práticas de Manejo para Conservação do Solo e Água – Leo Lince Almeida
Oficinas
8h30min – Desidratação de Alimentos – Neurileide Maria Lima
13h30min – Panificação Artesanal – Neurileide Maria Lima
Minicursos
8h e 10h – Produção de Banana Maçã e Marmelo Através de Mudas de Cultura de Tecidos – Maurízia de Fátima Carneiro
8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais
19 de maio
Palestras
13h30min – Produção de Alimentos Orgânicos – Álvaro Gonçalo Rodrigues
13h30min – Manejo de Pastagem em Bovinocultura Sustentável – Fernando Coelho da Silva
Oficina
8h30min – Processamento de Leite: fabricação de doce de leite e iogurte – Francisca Nilzete S. Araújo
Minicurso
8h e 13h30min – Produção e Comercialização da Cachaça no Estado de Goiás – Robson Luiz de Morais