Desmatamento na Amazônia tem queda de 31% de janeiro a maio em relação a 2022

Na comparação entre os meses de maio de 2023 e 2022, a redução foi de 10%. Governo anuncia medidas para reduzir os índices de desmatamento no cerrado

O desmatamento na Amazônia teve queda de 31% no histórico de janeiro a maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.986 Km² registrados, ante 2.867 Km² em 2022. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na comparação entre os meses de maio deste ano e maio do ano passado, a redução foi de 10%.

Estamos falando de R$ 2 bilhões e 23 milhões em multas aplicadas no país. Estamos endurecendo as medidas de fiscalização para garantir que os índices de desflorestamento na Amazônia continuem caindo”. (Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama)

O Inpe utiliza o Deter, tipo de levantamento de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia e no Cerrado, e foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ambientais.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, houve um aumento de 179% nos autos de infração em todo o Brasil. “Estamos falando de R$ 2 bilhões e 23 milhões em multas aplicadas no país. Estamos endurecendo as medidas de fiscalização para garantir que os índices de desflorestamento na Amazônia continuem caindo”, disse.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o tema voltou a ser prioridade na gestão federal e que o governo tem o compromisso de retomar a liderança mundial do Brasil na mitigação do controle de desmatamento. O Governo Federal lançou o “Plano de Ação e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal”, pacote de medidas que ampliam políticas de proteção ambiental.

As medidas incluem criação e ampliação de Unidades de Conservação; retomada de conselho, fundo e comissão na área de clima; e correção de atos do governo anterior que reduziram a ambição climática do país.

CERRADO – O Cerrado, por sua vez, registrou um aumento de 35% nos primeiros cinco meses de 2023 na comparação com o mesmo período do último ano. Foram 3.523 km², contra 2.612 km² em 2022. Para reduzir o número, medidas para controle do desmatamento no bioma estão sendo intensificadas.

Entre as ações estão previstas multas e apreensões por desmatamento ilegal em áreas não autorizadas nos 24 municípios registrados com maior índice de desmatamento, e articulação com os estados para ações no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *