Durante o bate-papo semanal nas redes sociais, presidente ressalta investimento de R$ 4 bilhões para ampliar o número de matrículas de tempo integral na educação básica do país
OGoverno Federal tem como meta que uma em cada quatro escolas públicas sejam de tempo integral. Um tempo que simbolize não apenas permanência no ambiente escolar, mas acesso a oportunidades. Oportunidades de praticar esportes, de ter contato com a cultura, de ter acesso a serviços de saúde e de adquirir noções de cidadania.
Vamos tentar fazer com que 25% das escolas sejam de tempo integral. A criança não só vai aprender, mas vai praticar esporte, ter acesso à cultura. Precisamos criar condições para as crianças irem pra escola de forma prazeirosa”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Sancionado na segunda-feira, o Programa Escola em Tempo Integral foi um dos temas do Conversa com o Presidente desta terça-feira, 1/8. No bate-papo com o jornalista Marcos Uchôa transmitido pela internet e veiculado também em rádio e TV, o presidente reforçou que serão investidos R$ 4 bilhões no programa.
» Fotos em alta resolução (Flickr)
“Vamos tentar fazer com que 25% das escolas sejam de tempo integral. A criança não só vai aprender, mas vai praticar esporte, ter acesso à cultura. Precisamos criar condições para as crianças irem pra escola de forma prazeirosa”, argumentou Lula.
Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o programa prevê uma grande parceria com estados e municípios. Terá, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico em uma perspectiva integral.
PAC – Durante o bate-papo, Lula definiu uma data para a divulgação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conjunto de iniciativas para induzir o crescimento da economia e gerar emprego e renda. O pacote de obras e investimentos que envolve portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, saneamento básico e habitação será lançado dia 11 de agosto.
O programa pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil em 2023. O investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que as Unidades Federativas possam expandir a oferta de jornada em tempo integral. Depois, a meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
“Precisamos que as coisas aconteçam de acordo com a necessidade. A escola em tempo integral é uma realidade, pode ter certeza de que ela veio para ficar. Nós vamos fazer muitas escolas nesses próximos três anos, porque queremos que a escola seja um encontro com a felicidade para uma criança”, disse o presidente durante o programa.
DIFERENTES SABERES – O Escola em Tempo Integral considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
A comunidade tem que participar mais da escola. O pai e a mãe têm que saber o que está acontecendo dentro da escola, qual é a qualidade da refeição, a qualidade do lazer. Esse mundo do futuro que queremos deixar precisa ser bem adubado, plantado e regado para saber o que vão colher”
Serão consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou a 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles. Apenas as matrículas criadas ou convertidas em tempo integral a partir de 1º de janeiro de 2023 poderão ser contadas para fins de participação no programa.
“Tornar a escola prazerosa é obrigação do Estado federal, estadual e municipal. Precisamos parar de achar que a responsabilidade é de alguém. A responsabilidade pode até ser de mais alguém, mas é de todos. É mudar um pouco o comportamento da escola com o aluno. Por isso que a gente acha que a comunidade tem que participar mais da escola. O pai e a mãe têm que saber o que está acontecendo dentro da escola, qual é a qualidade da refeição, a qualidade do lazer. Esse mundo do futuro que queremos deixar precisa ser bem adubado, plantado e regado para saber o que vão colher”, destacou Lula.