O Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, será o palco de um concerto gratuito da Banda Sinfônica Jovem de Goiás no domingo, 19 de maio, às 11h. O espetáculo será regido pelo maestro convidado Eliseu Ferreira, e apresentará ao público seis peças originais para instrumentos de sopro, compostas por renomados compositores da música clássica.
O teatro abrirá as portas às 10h30 e a entrada será feita por ordem de chegada e limitada à capacidade do espaço, que é de 640 lugares. Não será necessário retirar os ingressos antecipadamente.
O programa inclui obras de Beethoven, Mendelssohn, Saint-Saëns, Vaughan-Williams e Copland, além de uma peça do compositor pernambucano José Ursicino da Silva, também conhecido como Maestro Duda. Este repertório, embora menos familiar no cenário da música de concerto, foi crucial para o desenvolvimento e consolidação da banda sinfônica, que alcançou seu auge no século XX.
Banda Sinfônica Jovem de Goiás
A banda sinfônica é um conjunto instrumental formado por instrumentos de sopro e percussão. Em sua formação mais completa, também inclui violoncelos e contrabaixos (instrumentos de cordas friccionadas). Este grupo possui a maior variedade de instrumentos de sopro, somando mais de 20 tipos diferentes, o que proporciona uma sonoridade rica e diversificada, permitindo a execução de obras de qualquer gênero musical com grande flexibilidade.
O programa a ser apresentado no Teatro Escola Basileu França oferece uma oportunidade única para apreciar ao vivo este repertório, destacando os jovens músicos da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, um grupo de bolsistas dedicado à formação de músicos profissionais. Este concerto conta com o apoio do Instituto Orquestra Cidadã.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e é gerida, em convênio, pela Universidade Federal de Goiás, através do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).