A 3ª edição do Claque Cultural começa na próxima sexta-feira (8) com um grande nome da música brasileira: Toni Garrido sobe ao palco da Praça do Artesão, no distrito de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, para um show gratuito que marca a abertura do projeto. A noite de estreia também contará com apresentações de duas bandas goianas selecionadas por meio de edital público.
Realizado pelo Governo de Goiás, em parceria com o Sesc, o Claque Cultural tem como objetivo fortalecer a produção artística local e democratizar o acesso à cultura em diversas regiões do estado. A edição 2025/2026 expande o alcance do projeto, que passa a contemplar novos polos de circulação, incluindo cidades da Bahia.
“O Claque é uma prioridade do nosso governador Ronaldo Caiado, junto com o Sesc, para impulsionar a arte produzida em Goiás”, afirmou o secretário de Estado da Retomada, César Moura. Para Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, o projeto também tem papel essencial no fomento à economia criativa.
Multilíngue, o Claque abrange música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e literatura. “O Claque dá palco, voz e visibilidade a quem faz arte com identidade e pertencimento”, destacou Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac em Goiás.
Além de Alto Paraíso, o circuito estadual passará por municípios como Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Morrinhos, Jataí e Jussara. Fora de Goiás, o projeto desembarca em Salvador, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana e Jacobina. Os cachês para os artistas selecionados variam de R$ 2 mil a R$ 24 mil.