O Festival Goiás Gastronomia acontece em Goiânia de 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto. O evento, que celebra com orgulho a força e os sabores das raízes goianas, acontece no Parque Agropecuário e terá na programação o “Mesa ao Vivo Goiás” e atividades do “Goiás Queijo e Vinho”.
De acordo com a organização, o projeto fomentará todas as áreas de Turismo do Estado, além de unir a cadeia produtiva do setor gastronômico e reunir em uma só ação, em mais de 3 mil m², produtores artesanais de vinhos, queijos, cachaças, mel, geleias e licores, e 30 operações de alimentação que vão desde a alta gastronomia até a comida de rua. Na ocasião, também participam mais de 50 chefs regionais e nacionais, que vão se apresentar em mesas redondas e em duas cozinhas-shows com oficinas práticas.
A programação inclui, ainda, oficinas para adultos e crianças ministradas por chefs da Escola de Gastronomia do Senac Goiás e a participação do Cora restaurante escola do Senac. Os ingressos serão solidários mediante retirada antecipada no site/aplicativo do Sympla e a doação de 1 kg de alimento não perecível, a partir de terça-feira (8). Toda arrecadação será destinada às organizações sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil em Goiás.
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro afirma que o evento será um marco histórico para o trade turístico em Goiás, promovendo o comércio e a geração de emprego e renda.
“Com o apoio do Governo de Goiás, teremos um momento grandioso reunindo profissionais e empresas experientes compartilhando novidades e iniciativas que alavancam o desenvolvimento econômico e turístico do nosso Estado”, pontua.
Já o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, diz que o Goiás Gastronomia é mais uma grande celebração da culinária goiana e chega para contribuir para o crescimento do setor. “O Goiás Gastronomia é mais um grande evento onde a cultura, a tradição, a boa comida e grandes negócios se encontram. Temos certeza que será um sucesso para potencializar o mercado goiano e entrar para o calendário turístico do Estado.”
Atrações
Serão realizadas 50 apresentações culturais e folclóricas com grupos como a Orquestra Sinfônica de Goiás, a Orquestra de Violeiros, espetáculos de dança, teatro e 12 shows com artistas goianos, distribuídos em dois palcos. Serão disponibilizados espaços destinados a portadores de transtorno do espectro autista (TEA) (com sala azul), mesas redondas, brinquedoteca e parque de diversões.