Festival MPB em Série III celebra a música goiana com seis espetáculos entre Goiânia e Brasília

Maria Eugenia

Entre 30 de outubro de 2025 e 17 de abril de 2026, o Festival MPB em Série III retorna aos palcos de Goiânia e Brasília, reafirmando-se como um dos mais importantes projetos de valorização da música popular brasileira produzida em Goiás. A nova edição traz seis espetáculos de alto nível, sendo cinco no Teatro SESI, na capital goiana, e um no Teatro Nacional, no Distrito Federal.

Realizado com patrocínio da Refrescos Bandeirantes, por meio da Lei Goyazes, o projeto conta com o apoio do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura.

Abertura com homenagem ao Cerrado

O primeiro show da temporada será “Vozes do Cerrado”, que reúne Maria Eugênia, Pádua e Juraíldes da Cruz em um tributo emocionante à música regional. A apresentação marca também o 15º aniversário do Teatro SESI, em Goiânia, e acontece no dia 30 de outubro, às 20h, com entrada franca. O público é convidado a participar de uma campanha solidária de arrecadação de leite em pó, promovida pela FIEG+Solidária.

O espetáculo nasceu em 2024, como homenagem aos 50 anos de carreira de Juraíldes da Cruz, sob direção musical de Luiz Chaffin, e ganhou força ao reunir os amigos Maria Eugênia — intérprete de várias composições do artista — e Pádua, parceiro de longa data.

Juraíldes, ícone da MPB regional, tem obras gravadas por Xangai, Elomar e Saulo Laranjeira, e soma cinco indicações e dois prêmios da Música Brasileira. Pádua, com 40 anos de carreira, é conhecido por letras que exaltam a cultura do Cerrado. Já Maria Eugênia, com três décadas de trajetória e turnês em mais de 20 países, empresta sua voz à celebração de um repertório que une tradição, poesia e brasilidade.

Expansão e novos formatos

Depois de duas edições bem-sucedidas (2022 e 2023), o MPB em Série amplia seu formato, mantendo o propósito de valorizar os artistas goianos e difundir a música popular brasileira. Desta vez, o projeto aposta em novos encontros e estreias exclusivas, mesclando nomes consagrados e homenagens especiais.

Programação oficial

  • 30/10/2025 (quinta-feira – 20h)
    Vozes do CerradoMaria Eugênia, Pádua e Juraíldes da Cruz
    (Comemoração dos 15 anos do Teatro SESI – entrada franca)
  • 29/01/2026
    Ricardo Leão, Orlando Morais e Maria Eugênia – Goiânia – Teatro SESI
  • 28/02/2026
    Uma Viagem Através da Música do Brasil – Goiânia – Teatro SESI
  • Data a confirmar
    Uma Viagem Através da Música do Brasil – Brasília/DF – Teatro Nacional, Sala Martins Pena
  • 06/03/2026
    MeninasCláudia Vieira, Nila Branco e Maria Eugênia
    (Homenagem ao Dia Internacional da Mulher – Teatro SESI)
  • 17/04/2026
    Altay Veloso, TomChris e Maria Eugênia – Goiânia – Teatro SESI

Destaque: Altay Veloso em Goiânia pela primeira vez

O encerramento do festival será marcado pela presença inédita do compositor Altay Veloso, um dos grandes nomes da MPB, autor de mais de 450 canções gravadas por artistas como Roberto Carlos, Elba Ramalho, Nana Caymmi, Zizi Possi, Alcione, Emílio Santiago e muitos outros. Aos 74 anos, o artista sobe ao palco do Teatro SESI ao lado de Maria Eugênia e TomChris, em um encontro histórico que promete emocionar o público goiano.

Uma trajetória que conecta Goiás ao mundo

O festival também revive o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”, criado há 25 anos pelo diplomata Lauro Moreira. A produção, que percorreu 20 países e ficou em cartaz por uma década, concedeu a Maria Eugênia a Medalha de Oficial da Ordem do Rio Branco, em reconhecimento à divulgação da música brasileira no exterior.

O MPB em Série III segue assim sua missão de preservar, valorizar e difundir a música produzida em Goiás, conectando artistas, gerações e públicos em uma celebração da cultura brasileira em sua forma mais autêntica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *