A Cidade de Goiás será palco de um encontro especial com a música brasileira no próximo dia 24 de janeiro. Às 20h, o cantor e compositor Leoni sobe ao palco do Cine Teatro São Joaquim para um show gratuito promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Sesc Goiás. Os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente pelo site Sympla.
A apresentação marca um novo momento para o histórico teatro vilaboense e integra a programação cultural viabilizada a partir de um convênio firmado entre a Secult e o Sesc, que passa a atuar na administração e operacionalização do espaço pelos próximos 36 meses. A parceria tem como objetivo ampliar o acesso da população a uma agenda cultural diversa, gratuita e de qualidade, valorizando um dos mais importantes patrimônios culturais do estado.
A programação tem início antes mesmo do show nacional. Na quarta-feira (22/1), às 19h, o público confere o espetáculo “Bambolero”, com o palhaço Saracura do Brejo. Na quinta-feira (23/1), às 20h, o cantor e multi-instrumentista Marcos Jardim abre a agenda musical com um repertório que transita entre o rock, o jazz e a música brasileira, acompanhado por sua banda.
O fim de semana segue com atrações para todas as idades. No domingo (25/1), às 16h, o Grupo Catavento apresenta o espetáculo circense “Cartas do Vô Chico”, uma experiência repleta de magia, aventuras e descobertas. Já na quarta-feira (28/1), às 19h, a companhia de dança Giro 8 leva ao palco a peça “Cerrado Mundo Mágico”, um convite poético para crianças e adultos celebrarem a vida e refletirem sobre o cuidado com a natureza.
Na quinta-feira (29/1), às 19h, o artista Gustavo Silvestre apresenta “Metamorfose”, espetáculo que aborda a capacidade humana de adaptação diante das transformações impostas pela vida. A programação teatral continua na sexta-feira (30/1), também às 19h, com o grupo Djambalau, que encena “O dia em que explodiu Mabata-Bata”, obra baseada no conto de Mia Couto. A peça acompanha a trajetória do menino Azarias, que sonha em ir à escola em meio a um cenário de guerra em Moçambique.
Encerrando o mês em grande estilo, a cantora Lourayne Cruz se apresenta no sábado (31/1), às 19h, com um repertório especial de clássicos do pop rock.
Parceria que fortalece a cultura
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a união entre Governo de Goiás, Secult e Sesc representa um avanço significativo para a gestão do Cine Teatro São Joaquim.
“Essa soma de esforços possibilita oferecer à população uma agenda cultural diversa, gratuita e de qualidade, ao mesmo tempo em que valoriza um dos mais importantes patrimônios culturais da Cidade de Goiás e estimula a produção artística local”, destaca.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, também celebra a parceria. “Temos grande satisfação em caminhar ao lado do Governo do Estado em mais um projeto promissor. O Cine Teatro é um patrimônio que movimenta a cultura vilaboense com produções de alto nível, e vamos contribuir ainda mais para fortalecer a cena cultural local”, afirma.
Já o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, reforça o caráter plural da programação. “Circo, teatro, dança e música compõem uma agenda pensada para todos os públicos. Somar forças é fundamental para ampliar a atividade cultural da cidade. Com a arte, somos capazes de tornar a sociedade ainda melhor, e convidamos a todos para prestigiar as atrações do Cine Teatro São Joaquim”, conclui.








