O Luau da Liberdade 2024 chega ao fim com uma apresentação especial que promete emocionar o público de Goiânia. No dia 23 de agosto, a Praça Santa Cruz, no Setor Jaó, será palco do último show da temporada, com a presença do renomado cantor TomChris, que se une a seu grande parceiro, Pádua, para fechar o evento com chave de ouro. A apresentação gratuita terá início às 20h30, proporcionando uma noite de celebração musical.
Durante o ano, o Luau da Liberdade trouxe cinco apresentações, começando em março, com artistas consagrados da música brasileira. Agora, para encerrar o ciclo de shows, Pádua e TomChris sobem ao palco juntos, dando continuidade ao projeto “Por Outros Cantos”, que realizam desde 2016. Esse projeto nasceu de encontros informais na casa de Pádua, onde os dois amigos exploravam novas interpretações e revisitam músicas que não faziam parte de seus repertórios individuais.
Além de apresentar suas próprias composições, a dupla irá homenagear grandes nomes da MPB, em uma performance marcada pela interatividade e pela conexão com o público. O show se transforma em uma verdadeira confraternização musical, com a troca de experiências entre dois dos maiores nomes da música popular brasileira.
O Luau da Liberdade é uma iniciativa intimista, realizada ao ar livre, com foco em apresentações de voz e violão, que permite uma proximidade única entre artistas e espectadores. O evento é realizado por meio da Lei Goyazes, do Governo do Estado de Goiás, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio da Via Nut.
ARTISTAS
Pádua
Cantor e compositor, Antonio de Pádua da Silva, o Pádua, descobriu desde cedo que gostava de cantar e desenhar. Nascido em Goiânia, seus primeiros estímulos musicais começaram ouvindo Tonico e Tinoco, MPB e ritmos da época de sua infância. Chegou a trabalhar em jornais como cartunista e ilustrador. Em 1976, começou a cantar profissionalmente. Tocou em diversos bares de Goiânia. Sua música tem como inspiração, além de suas vivências, influências como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e repentistas nordestinos.
Em 1985, Pádua gravou seu primeiro trabalho solo, um compacto simples com as músicas “Pele” e “Arrandurá”. O álbum mais recente é de 2023, “Camelô de Cantorias”, totalizando 13 discos na carreira, entre coletivos e individuais. Nos anos 2000 se apresentou fora no Brasil, na Áustria e na França. Ao longo da sua carreira, o artista também já se apresentou com grandes nomes da MPB, como João Bosco, Almir Sater e Gonzaguinha. No início dos anos 90, fez vários shows com Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Gilberto Gil.
TomChris
Cristiano Silva começou a carreira no início dos anos 80, estudando piano clássico em Anicuns. Oito anos depois se muda para Goiânia e passa a cantar no circuito noturno da cidade. Em 2001 gravou seu primeiro CD solo, “Cristiano Silva”, e se consolidou como cantor romântico. Em 2005, deixa de lado o nome de batismo e adota o artístico TomChris. Nesse mesmo ano participou do programa FAMA realizado pela Rede Globo. Fiel à sua proposta de cantar música romântica, é nome frequente em importantes festivais de Goiás, como o FICA e Goiânia Canto de Ouro.
Parcerias musicais estiveram sempre muito presentes na carreira do goiano, principalmente com o cantor Pádua. Eles gravaram juntos o DVD Por Outros Cantos, em 2015. Entre CD’s e DVD’s solo e em parcerias soma sete álbuns. O último é “Do Fundo da Alma”, de 2017, que foi retomado em apresentações on-line em 2020 e 2021, durante a pandemia.