O Ministério da Cidadania prevê divulgar as datas para o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial ainda essa semana, mas não informou a data exata.
O ministro Onyx Lorenzoni fará uma reunião no início da noite desta segunda-feira (22) com representantes da Caixa Econômica e do Banco Central justamente para tratar do planejamento dos pagamentos. O auxílio foi criado em abril para ajudar trabalhadores sem carteira assinada, autônomos, MEIs e desempregados durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus. A princípio, os ministérios da Economia e da Cidadania acertaram o pagamento de três parcelas, mas já há pressão para que o benefício seja prorrogado.
Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo vai negociar com o Congresso um novo valor para a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial, mas destacou que a manutenção da ajuda no valor atual de R$ 600 não será possível.
“União não aguenta outro desse mesmo montante que por mês nos custa cerca de R$ 50 bilhões. Se o país se endividar demais, vamos ter problema”, disse o presidente.