A cifra representa o segundo maior valor em emendas impositivas apresentado por grupo de parlamentares. Durante a entrega do projeto de lei orçamentária de 2020, o governador assegurou que o trabalho de deputados e senadores será reconhecido pela população durante a entrega das obras e serviços realizados com esse recurso.
O governador Ronaldo Caiado se reuniu nesta quarta-feira (06/11) com os deputados federais e senadores de Goiás, em Brasília, e reforçou que a atuação dos parlamentares tem sido fundamental para aumentar a capacidade de investimento do Estado.
A bancada federal apresentou projeto de lei orçamentária que destina cerca de R$ 1,3 bilhão em emendas para Goiás em 2020, cumprindo o que foi acordado no início de outubro, quando o chefe do Executivo estadual Caiado apresentou um caderno de sugestões de emendas para otimizar os recursos em diversas áreas.
De acordo com o governador, a verba tem grande importância porque irá atender a demanda da população, principalmente, em áreas como saúde e infraestrutura. Lembrando a situação fiscal do Estado – que todo mês gasta 99% da sua receita líquida no pagamento de servidores, precatórios e juros das dívidas –, o governador disse que as emendas são fundamentais para dar continuidade a obras e serviços demandados pela população. “Um por cento é nada de investimento”, ressaltou. “Portanto, as emendas vão, indiscutivelmente, melhorar a nossa condição de investimentos do Estado.”
Ao grupo de parlamentares, Caiado explicou que a verba da bancada federal não tem a individualidade de determinado deputado, mas de todos os representantes do Estado, já que a emenda de bancada é dividida pelos 17 representantes da Câmara Federal e os três no Senado. “Essas emendas são impositivas, em parte. Para termos outros recursos, outras emendas, nós vamos depender do trabalho junto aos ministros para que realmente mais recursos cheguem a Goiás”, disse Caiado, que afirmou ainda que o orçamento de 2020 foi bem trabalhado por toda equipe no Congresso.
O próximo desafio é evitar que a Comissão de Orçamento faça cortes substantivos, garantindo que o orçamento da União seja aprovado e que Goiás tenha o direito ao R$ 1,3 bilhão relativo a emendas impositivas. Caiado assegurou que a verba chegando a Goiás, as obras serão implantadas e os parlamentares terão o reconhecimento do Estado. E não será apenas no discurso, mas, conforme compromisso assumido pelo governador, o trabalho dos parlamentares será registrado na placa de entrega da obra. “Isso para que as pessoas saibam que o trabalho que é desenvolvido no Legislativo federal, as vezes pouco visualizado pela população, é feito em parceria com o Estado de Goiás e ajuda a superar as dificuldades de investimentos”, ressaltou.
Informações: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás