O governador Ronaldo Caiado fez um compromisso nesta segunda-feira, dia 3, de trabalhar incessantemente para que Goiás, dentro de quatro anos, seja “referência internacional nos projetos de proteção ao meio ambiente”. Na fala, ele mencionou como importante marco nessa política de preservação o programa “Juntos Pelo Araguaia”, que será lançado nesta quarta-feira, dia 5, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes. O discurso, no Centro de Convenções de Goiânia, abriu a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Caiado lamentou como o patrimônio natural de Goiás vem sofrendo com ações humanas, e afirmou que o maior instrumento de mudança está na educação. O governador ressaltou que não é o momento de “demonizar” nenhum setor da sociedade, e sim de unir esforços. “Não queremos um sentimento punitivo ou ameaçador. Acredito na orientação, na educação das crianças e de todos os nossos produtores rurais, na conscientização sobre a maneira como os rios passam pela cidade estão sendo destruídos”, argumentou.
Titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis defendeu que os goianos possam incorporar o nome da pasta e aplicá-lo no cotidiano. “Precisamos promover o desenvolvimento junto com o produtor rural, com o cidadão urbano. Um desenvolvimento que garanta que a qualidade econômica e produtiva possam se dar de uma forma mais consensual, mais harmônica com a proteção do meio ambiente.”
Participaram da solenidade servidores da Semad; deputados estaduais Eduardo Prado e Rafael Gouveia; deputados federais José Nelto, José Mário Schneider e Flávia Morais; o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Vassil Oliveira; os secretários de Estado Antônio Carlos Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Edival Lourenço (Cultura); o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira; além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Saneago.
Portal Goiás