Goiânia, capital do Estado de Goiás, completa hoje, dia 24 de outubro, 86 anos. A cidade foi fundada em 1933, quando Pedro Ludovico Teixeira, então governador de Goiás, lançou a pedra fundamental. Seu plano urbanístico foi desenvolvido pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima, reformulado pelo urbanista Armando de Godoy, que posteriormente assinou o plano diretor.
Hoje Goiânia é uma cidade com aproximadamente um milhão e meio de habitantes, localizada no planalto central brasileiro. Foi projetada e construída para ser a capital do Estado do Goiás. É uma cidade relativamente nova tendo sido construída a partir de 1935, embora tenha sido inaugurada em 1942. Assim sendo é uma cidade moderna tendo no Art Deco se principal estilo arquitetônico. Com mais de 90 metros quadrados de área verde por habitante é a capital mais verde do Brasil.
Em 02 de agosto 1935, ficou definido que se chamaria Goiânia. Sobre a origem mais provável do nome Goyanna é que venha da palavra em Tupi-Guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”, no entanto, há estudiosos que dizem que a tradução do tupi pode significar também “gente estimada”.
A princípio foram criadas as três principais avenidas da capital, sendo a Avenida Goiás, Araguaia e Tocantins, no centro da cidade. Posteriormente veio a Avenida Paranaíba. Em novembro do mesmo ano o município foi instalado, e em dezembro, foi determinada a transferência da Secretaria Geral, da Secretaria de Governo e da Casa Militar para Goiânia dando início a nova capital do estado, reconhecida internacionalmente pelo seu acervo arquitetônico Art Déco. Atualmente, a capital goiana é referência de prédios com arquitetura art déco e tem seu patrimônio tombado por sua importância artística e histórica.
Além da tradição, a modernidade também faz parte da arquitetura de Goiânia. Um deles é o monumento Três Marcos que faz referência, de forma moderna, ao início da urbanização da cidade. Suas três pontas estão direcionadas para as áreas leste, oeste e sul que foram as que mais cresceram e continuam em crescimento.
Fotos históricas
Antes e depois