Pelo convênio Patrulha Mecanizada, firmado entre o Estado e o Ministério da Agricultura, está sendo investido um total de R$ 113 milhões – angariado por emendas parlamentares – na aquisição de máquinas e equipamentos, distribuídos pela Secretaria de Agricultura. Ao final do convênio, terão sido entregues 540 máquinas a 240 prefeituras
O cronograma prevê a entrega de 212 retroescavadeiras – parte no próximo mês de novembro e o restante em janeiro de 2020, conforme a ordem de recebimento da documentação regular. Serão 142 municípios beneficiados com as novas máquinas.
A aquisição e distribuição das máquinas para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foram possível por causa de emenda parlamentar dos senadores e da bancada goiana dos deputados federais da legislatura de 2018, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões.
As entregas foram iniciadas no mês de março e se sucederam ao longo do ano. Já foram entregues, dentro do contrato, caminhões basculantes, caminhões pipa, tratores agrícolas (mais plana) e motoniveladoras. O contrato prevê, ao todo, a entrega de 545 máquinas e equipamentos a 240 cidades goianas.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a entrega dessas máquinas vai diretamente ao encontro das necessidades das prefeituras para a realização de diferentes serviços, sobretudo na manutenção de estradas vicinais, que acabam beneficiando os produtores rurais dessas regiões. “São máquinas e equipamentos importantes para os municípios, que contribuirão para manutenção e preservação de estradas, dentro do projeto de patrulha mecanizada”, afirmou.
Informações: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)