Ação faz parte de uma série de atividades de conscientização promovidas pela Secretaria de Assistência social durante o mês de outubro
Dentro do plano de ações da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu na manhã de terça-feira, 22, em Aparecida de Goiânia, uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com o tema “Um Toque De Amor Por Você”, a Semas tem conscientizado mulheres em todos os cantos da cidade por meio de caminhadas, rodas de conversas e palestras nas unidades de atendimento da secretaria.
“O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo, e nós, como gestores públicos, temos o dever de despertar e incentivar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Muitas mulheres morrem por falta de orientação, não sabem como realizar o autoexame e só procuram um médico quando a situação já está grave e difícil de se recuperar. E nessas ações temos a oportunidade de orientá-las sobre os riscos, os sintomas e como prevenir. ”, destacou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
A palestra, realizada no auditório do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), foi ministrada pelo médico titular do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Araújo Jorge, Ruffo de Freitas Júnior. Formado em Cirurgia Geral, Mastologia e Oncologista, ele é presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia. O médico abordou sobre os fatores modificáveis para redução de risco do câncer de mama e também a respeito dos direitos das mulheres, dos tratamentos, fazendo com que haja uma questão motivacional sobre o tema que trata sobre essa questão de saúde pública.
Segundo o médico especialista não há uma causa única para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de surgir a doença que é ainda maior para mulheres com mais de 50 anos. Para se prevenir do câncer de mama, o recomendado é praticar exercícios regularmente, manter uma dieta saudável, controlar o peso, evitar o consumo de álcool e de tabaco.
Os principais sintomas mencionados na palestra foram a mudança no formato da mama, saída de líquido de origem desconhecida; vermelhidão, ardor ou coceira; ferida na pele; afundamento ou refração; nódulo na mama ou axila; veia facilmente observada e crescente; mudança na textura; imersão ou mudança no formato do mamilo; dor constante na região da mama ou axilas. “Caso notar qualquer um dos sintomas acima, busque um médico. Também é recomendada uma visita anual ao ginecologista. O autoexame também é importante, pois desta forma ela mesma pode avaliar se existe algo fora da normalidade, se há um nódulo por exemplo”, destacou o mastologista.