O resultado do primeiro ano de atividade da Atende Fácil Cidade Jardim, instalada no shopping homônimo, impulsionou projeto da Prefeitura de Goiânia de ampliar a rede municipal de atendimento. O objetivo é, em parceria com a iniciativa privada, pulverizar os pontos de relacionamento presencial com os munícipes e alcançar todas as regiões da Capital. No primeiro ano de atividade, a Atende Fácil do Shopping Cidade Jardim realizou 194.151 atendimentos e obteve 99,28% de satisfação dos usuários. A unidade tem como público-alvo os cerca de 375 mil habitantes das regiões sudoeste, oeste e noroeste.
“Além de identificarmos demanda reprimida em outras regiões, o primeiro ano da Atende Fácil Cidade Jardim superou nossas expectativas. A demanda mensal, que em maio de 2018 foi de 1.191 atendimentos, chegou a um pico de 23.106 em abril deste ano e segue em uma crescente. Os resultados são tão excelentes que temos recebido pedidos de cooperação técnica para implantação de unidades semelhantes em outras cidades do Estado”, conta a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Letícia Vila Verde. Nos últimos 12 meses a Atende Fácil Cidade Jardim teve tempo médio de espera de 1,5 minuto. Já os atendimentos são iniciados e concluídos em aproximadamente 6,5 minutos. Desempenho muito acima do registrado em outras unidades do gênero. Por mês, o local atendeu cerca de 16.180 cidadãos. Média de diária de 647 atendimentos.
Inaugurada em maio de 2018, a unidade foi construída a custo zero para o município. O centro de compras custeou as obras físicas para construção do espaço, a rede lógica, o mobiliário e os equipamentos. Coube à prefeitura a estruturação da equipe, a gestão do atendimento e a manutenção do espaço. ‘Centros comerciais podem ser úteis como forma de prestação de serviço. Os habitantes da região podem encontrar em um só local soluções para as mais diversas demandas, além da praticidade e ganho de tempo”, avalia a superintendente do Shopping Cidade Jardim, Patrícia Sebba. Agora, diante dos resultados alcançados, a Secretaria Municipal de Finanças, coordenadora das Atende Fácil, trabalha em novas parcerias com a iniciativa privada. Inclusive, a pasta já tem estágio avançado duas negociações com centros de compra da Capital e está aberta novas propostas.
“A Atende Fácil significa a aproximação da sociedade de todas as áreas da administração municipal. Também significa a participação efetiva do setor privado nas ações do poder público. Isso facilita a vida dos nossos cidadãos”, afirma o prefeito Iris Rezende. Além da ampliação da rede, o aniversário da Atende Fácil Cidade Jardim foi marcado pela inclusão do Uso do Solo e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na carteira de serviços prestados aos cidadãos. A data também foi celebrada com café da manhã e coffee break oferecidos para servidores e cidadãos.
Editoria de Finanças Prefeitura de Goiânia