De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué “não existe data para a abertura do comércio, com possibilidade de voltar atrás da flexibilizações já feitas”.
Em coletiva na manhã desta sexta-feira (5) a titular da pasta alertou para o momento crítico que a capital goiana vem enfrentando, com cerca de 78% das UTis ocupadas. Ainda segundo Mrué, o escalonamento não teve o resultado esperado, que precisa atingir conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mínimo 50% de isolamento social.
Um estudo recém-concluído no Brasil aponta que 50% é um índice de isolamento considerado ideal para reduzir a transmissão do novo coronavírus a níveis que a estrutura hospitalar consiga absorver os pacientes que contraírem a Covid-19 e necessitem de internação, logo, a população precisa contribuir para isso.
A secretária ressaltou ainda que cerca de 40% das pessoas que estão circulando na rua estão trabalhando em atividades não permitidas. Na capital já foram contabilizados 2.410 casos de Covid-19 com 75 mortes.