O “Guia de Referência Construindo uma Cultura de Prevenção à Violência Contra a Mulher” será lançado nesta quarta-feira (08/03), às 14h30, na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A iniciativa faz parte de ação da ONG Astral em parceria com o Conselho Municipal da Mulher.
A presidente de ambas as instituições, Elizabeth Fernandes, explica que a necessidade de criação do guia se deve ao fato de a maioria das mulheres vítimas de violência não denunciarem por não saberem como e onde procurar ajuda.
“O silêncio é cúmplice da violência. O guia serve como processo de ajuda para as mulheres terem o passo a passo com o local certo de onde buscar ajuda, com todos endereços e telefones para encontrar a melhor orientação”, ressalta Elizabeth Fernandes.
Curto e objetivo, o guia, que possui oito páginas, conta com informações de contato e endereço não só da Delegacia Estadual da Mulher (Deam), como do Ministério Público, Juizados de Violência Contra a Mulher, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream), Instituto Médico Legal (IML), Defensoria Pública de Goiás e Patrulha Maria da Penha, além de informações sobre sobre medidas protetivas.
O guia terá um formato em PDF, o que possibilita que seja compartilhado por meio de aplicativos de mensagem instantânea. Além disso, haverá exemplares impressos do guia disponíveis na sede da ONG Astral, Defensoria Pública e nas secretarias Municipal e Estadual da Mulher. “É um guia feito para caber na bolsa da mulher, não é grande nem pesado”, informa Elizabeth.
Serviço:
Lançamento: “Guia de Referência Construindo uma Cultura de Prevenção à Violência Contra a Mulher”
Data: quarta-feira (08/03)
Horário: 14h30 às 18h30
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Setor Central, Rua 23 com a 03, ao lado do Teatro Goiânia)