Os namorados estarão mais generosos este ano. É o que aponta a pesquisa sobre a intenção de compra e meios de pagamento realizada pela fintech Koin, para o Dia dos Namorados.
O levantamento, feito nas duas últimas semanas de maio, mostrou que 73% dos brasileiros pretendem comprar um presente para a ocasião, mais da metade (57,2%) gastarão entre R$ 200 e R$ 500, valor 36% maior do que gastaram em 2022.
O comércio online segue com força, assim como ocorreu no Dia das Mães. As compras serão concentradas no e-commerce para 58,4% dos brasileiros, contra 19,9% que ainda preferem realizá-las em lojas físicas.
O parcelamento é a opção escolhida por 87% dos brasileiros, que irão recorrer ao cartão de crédito (45,3%) e ao boleto parcelado (34,8%).
“O boleto parcelado, ou compre agora pague depois, é um meio alternativo para quem não tem cartão de crédito ou não quer comprometer o seu limite. Essa flexibilidade financeira tem atraído mais brasileiros, e as fintechs têm se tornado grandes aliadas do consumidor. A opção de boleto parcelado online é muito forte no turismo e, agora, está se tornando cada vez mais presente no varejo”, explica Juana Angelin, COO da Koin.
Os namorados estão mais atentos as promoções este ano, tanto que 93,2% já estão de olho nos descontos antes da data. Entre as opções de presente, 28% apostarão em itens de vestuário, enquanto beleza e perfumaria serão a escolha de 26,7% dos respondentes. E em terceiro lugar está um novo smartphone, com 16,1% das respostas, e turismo, que será a escolha de 12,4% dos consumidores, que pretendem comemorar a data viajando.