A produção goiana de algodão, cujo período atual é de encerramento da safra, deve atingir 151,3 mil toneladas, cultivadas em 34,5 mil hectares de terra. Os números representam um crescimento de 16,5% em relação à safra anterior e colocam Goiás em quinto lugar na produção nacional da fibra.
As informações estão na edição de março do Agro em Dados, divulgada nesta sexta-feira (08/03). O informativo mensal reúne os indicadores dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás.
Seguindo o cenário positivo, as exportações e os produtos têxteis de algodão em Goiás também apresentaram crescimento significativo, com um aumento de 46,6% e 9,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste contexto, destaca-se especialmente a relevância da China enquanto principal destino das exportações de algodão brasileiro.
Como explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, a edição de março “oferece uma imersão completa no universo do algodão, fornecendo dados atualizados e análises perspicazes que guiarão tanto os produtores quanto os demais interessados nesse importante segmento do agronegócio goiano”.
Além do algodão, o informativo traz ainda números e análises referentes à produção e exportação de carne bovina, suína e de frango, de produtos lácteos, do milho e da soja.
“Com meticulosa dedicação, nossa equipe realiza uma análise aprofundada de setores-chave, fornecendo insights valiosos sobre tendências, desafios e oportunidades”, comenta o titular da Seapa.
Para ler o Agro em Dados de março na íntegra, clique aqui.