Estudantes da rede pública estadual de ensino de Goiás estão na disputa para representar o estado na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), de 11 a 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Jovens de diversos países do bloco vão se reunir para a troca de experiências e construção de propostas em conjunto.
O programa, que incentiva a participação dos jovens no debate sobre políticas públicas, tem como tema, nesta edição, A integração regional e as mudanças climáticas.
Campanha
Foram selecionados seis projetos por estado, que agora serão votados para efetivamente participar do parlamento. A campanha eleitoral ocorre de 10 e 18 de fevereiro, e as eleições (votação), de 19 a 21 do mesmo mês.
Candidatos de Goiás
Os seis candidatos goianos gravaram vídeos apresentando suas propostas, abordando desafios e soluções para as mudanças climáticas e a integração regional. Essa é uma grande oportunidade para que os jovens mostrem seu potencial e contribuam com ideias para desenvolver e ajudar nas comunidades.
Assista aos vídeos aqui.
Os finalistas por Goiás são:
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Participe da votação
Podem votar jovens de 14 a 29 anos, por meio do link que será divulgado na página do PJM. Ali também é possível ver as propostas de outros candidatos. Esta é uma oportunidade para apoiar os talentos de Goiás, valorizar o protagonismo juvenil e incentivar nossos estudantes a se tornarem agentes de transformação.
Após a votação, os três estudantes selecionados representarão Goiás na etapa internacional do PJM, onde terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre políticas públicas e atuar como protagonistas em debates de grande impacto.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns.
Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.
Podem participar estudantes de escolas públicas que frequentaram regularmente, no ano de 2024, a 1ª ou 2ª série do ensino médio, das modalidades ou do ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede municipal, distrital e estadual de educação.