Estudantes de Goiás disputam participação no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudantes da rede pública estadual de ensino de Goiás estão na disputa para representar o estado na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), de 11 a 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Jovens de diversos países do bloco vão se reunir para a troca de experiências e construção de propostas em conjunto.

O programa, que incentiva a participação dos jovens no debate sobre políticas públicas, tem como tema, nesta edição, A integração regional e as mudanças climáticas.

Campanha

Foram selecionados seis projetos por estado, que agora serão votados para efetivamente participar do parlamento. A campanha eleitoral ocorre de 10 e 18 de fevereiro, e as eleições (votação), de 19 a 21 do mesmo mês.

Candidatos de Goiás

Os seis candidatos goianos gravaram vídeos apresentando suas propostas, abordando desafios e soluções para as mudanças climáticas e a integração regional. Essa é uma grande oportunidade para que os jovens mostrem seu potencial e contribuam com ideias para desenvolver e ajudar nas comunidades.

Assista aos vídeos aqui.

Os finalistas por Goiás são:

Lucas Octavio Silva de Oliveira CEPMG Fernando Pessoa, em Valparaíso de Goiás
Ana Luiza Mendes Barfknecht Cepi Osvaldo da Costa Meireles, em Luziânia
Maria Carolina Taveira, CEPMG Fernando Pessoa, em Valparaíso de Goiás
Erick Henrique Tavares, Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianésia
Pedro Henrique Gonçalves, Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianésia
Isabella Cardoso de Melo, Cepi Polivalente Professora Antusa, emCampos Belos

Participe da votação

Podem votar jovens de 14 a 29 anos, por meio do link que será divulgado na página do PJM. Ali também é possível ver as propostas de outros candidatos. Esta é uma oportunidade para apoiar os talentos de Goiás, valorizar o protagonismo juvenil e incentivar nossos estudantes a se tornarem agentes de transformação.

Após a votação, os três estudantes selecionados representarão Goiás na etapa internacional do PJM, onde terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre políticas públicas e atuar como protagonistas em debates de grande impacto.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns.

Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

Podem participar estudantes de escolas públicas que frequentaram regularmente, no ano de 2024, a 1ª ou 2ª série do ensino médio, das modalidades ou do ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede municipal, distrital e estadual de educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *