A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, na última sexta-feira (17/05), uma rodada de palestras dentro da campanha Faça Bonito.
A iniciativa busca o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes por meio da divulgação de como evitar e onde denunciar caso seja uma vítima ou tenha testemunhado algum caso.
A programação contou com palestras da titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, Marcella Cordeiro Orçai; da psicóloga e perita da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia, Aliciana Oliveira de Freitas; e do coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira dos Santos.
As palestras foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no YouTube da Seds.
SEGURANÇA E BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS
Subsecretária de Execução da Política Social da Seds, Silvana Fuini destaca que a campanha é uma oportunidade para conscientizar, educar e mobilizar a sociedade em prol da segurança e do bem-estar das crianças.
“Além do Aprendiz do Futuro, desenvolvemos iniciativas de formação gratuita com consultoras da Unesco a todos os conselheiros tutelares e outros profissionais que lidam com a proteção de nossas crianças e adolescentes”, avalia Silvana.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Informação é a ferramenta essencial para identificar crimes praticados contra crianças e adolescentes.
“Muitas vezes a pessoa sofre algum tipo de violência e nem tem noção da gravidade deste ato”, comenta Amy Lee Nascimento, que é Aprendiz do Futuro e acompanhou as palestras.
Já a aprendiz Maria Eduarda Batista considera que a principal mensagem do evento foi conhecer quando há um abuso, além de como e onde denunciar.
A edição 2024 do Faça Bonito em Goiás foi realizada pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com apoio do Conselho de Juventude do Estado de Goiás (Conjuve) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás (Cedca).