A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), realiza, nesta quarta-feira (29/11), uma série de atividades para conscientizar a comunidade em geral sobre a importância da cultura afro-brasileira no turismo goiano e a implementação do Afroturismo
As atividades, que fazem parte das celebrações pelo Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, serão realizadas das 9h às 14h, na Casa do Turismo, que fica na Rua 30, no centro de Goiânia. O dia de programação especial contará com palestras, apresentações musicais, roda de capoeira e feira cultural.
AFROTURISMO
Às 9h, para a abertura do evento está prevista apresentação afro-brasileira, por meio do Projeto Cultural Faculdade Senac. Em seguida, às 9h15, o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC – Goiás), Uené Gomes, fará uma palestra sobre ““Racismo Estrutural”.
Em seguida, será a vez do especialista Dianari Inácio de Morais Júnior falar sobre ”Afroturismo”. Às 10h35, a Diretora da Escola de Governo da Assembleia Legislativo do Estado de Goiás, professora Márcia Carvalho, vai ministrar uma palestra sobre o respeito à diversidade.
O evento vai contar, também, com feira cultural com itens africanos e sorteio de brindes. A partir das 11h, haverá apresentação de capoeira do grupo Passo Preto; oficina de boneca Abayomi e trancistas; e show com o Grupo Samba de Carlito.
Segundo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, além de considerar importante discutir o racismo estrutural no ambiente corporativo, a autarquia quer levar o debate para o setor, como o Afroturismo que é uma vertente do turismo tradicional que dá destaque à cultura negra dos locais visitados, colocando como prioridade fornecedores negros na cadeia produtiva, além da promoção de ações afirmativas.
“O Afroturismo é uma tendência, tem sido discutido em nível nacional, pelo Ministério do Turismo e Embratur, inclusive com ações internacionais, visando trazer essa valorização da cultura afro-brasileira e Goiás tem muito a oferecer aos visitantes”, afirmou.
De acordo com o gerente de qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, Goiás pode avançar neste sentido na medida em que debate importância da cultura ancestral para o setor.
“Além disso, queremos que eles sejam empreendedores do turismo”, completou.
Serviço:
Assunto: Afroturismo é tema de debate em evento promovido pelo Governo de Goiás
Quando: Quarta-feira (29/11), a partir das 9h
Onde: Casa do Turismo – Rua 30, Centro de Goiânia