Todos os 17 Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), incluindo a unidade de Palmeiras de Goiás, receberam do governo estadual, veículos 0 km para uso administrativo. Ao todo, foram investidos R$ 84 milhões, nos últimos 15 meses, segundo o governo, em veículos, material e equipamentos. Nesse período, a Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou a gestão do projeto e os resultados foram positivos com queda da evasão e 26 mil alunos certificados.
Durante a entrega dos veículos, o governador destacou a importância dos resultados conseguidos. “Estamos tirando as pessoas do estado de inércia, focando naquelas gerações que não tiveram oportunidade. Isso é fundamental”, afirmou Caiado.
O Cotec de Palmeiras vai receber o veículo na próxima semana. Nos próximos dias, a unidade passará por reforma, visando a reestruturação da rede Cotec, que vem sendo implementadas pelo governo estadual. Palmeiras também recebeu um laboratório de informática, de última geração.
Segundo relatório apresentado pela UFG, 60% do público atendido nos cursos, é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social que, por meio da qualificação, passam a ter oportunidade de aprender uma profissão, investir no próprio negócio e melhorar de vida. Hoje, o estado possui 17 Cotecs, que oferecem cursos como Corte e Costura, Saúde e Beleza, Rotinas Administrativas e Técnicas Culinárias, entre outros.
Antes administradas por organizações sociais, essas unidades receberam investimentos para reformas, ampliações, contratação de professores, compra de computadores, equipamentos e mobiliário. Em relação ao período anterior a 2021, houve drástica redução no índice de evasão, que passou de 76% para 16%. Visando diminuir o abandono, mais de 2 mil estudantes carentes receberam a Bolsa Qualificação, uma ajuda de custo mensal fornecida pela Secretaria da Retomada (SER) para frequentar as aulas e custear despesas com transporte e alimentação.
Além de formar mão-de-obra, a parceria com a universidade ainda contribui para fortalecer os arranjos produtivos locais (APLs), como o do ramo de confecções. O Estado adquiriu dez máquinas automáticas de corte de tecido e 140 máquinas de costura profissionais, disponibilizadas aos profissionais formados pelos Cotecs.
Em Minaçu, a piscicultura foi contemplada com a compra de nove equipamentos de processamento de pescado. E, em todo o estado, 9 mil concluintes foram atendidos pelo Mais Crédito, ganhando aproximadamente R$ 5 mil, cada um, para abrir ou investir no próprio negócio.