Morreu nesta terça-feira (20/12) o ex-secretário da Fazenda e ex-presidente da Saneago e Ipasgo, José Taveira Rocha, de 79 anos, em Goiânia. O velório será realizado às 18h30 na Capela 8 do Cemitério localizado no Jardim das Palmeiras.
José Taveira estava internado no Hospital do Coração, no Setor Oeste, em Goiânia, desde a semana passada para tratar de um câncer no aparelho digestivo, que havia sido descoberto recentemente.
Servidor de carreira do extinto Banco do Estado de Goiás (BEG), José Taveira ocupou cargos importantes como presidente da Saneago e secretário da Fazenda durante os governos de Marconi Perillo (PSDB). Além disso, também esteve à frente da Agência de Fomento, do Ipasgo, e foi presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).
A Saneago informou, em nota, que José foi presidente da companhia de 1 de janeiro de 2015 a 24 de agosto de 2016. “Com tristeza, manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor”.
Homenagem de Marconi Perillo
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, lamentou a morte do amigo e prestou homenagem em nota. Confira a mensagem na íntegra:
“Goiás perde hoje um dos seus mais dedicados quadros de servidores exemplares na administração estadual, o dr. José Taveira da Rocha. De perseguido nos governos do PMDB, dr. Taveira se transformou em um curinga nas administrações tucanas, na prestação de serviços ao estado de Goiás. Foi um dos auxiliares mais competentes, corretos, éticos, leais e dedicados que conheci em toda a minha vida.
Um homem dedicado ao serviço público, desde os tempos em que me ajudou na liquidação da Caixego, antes como diretor do BEG, no processo de privatização, depois como servidor destacado em várias áreas, saneou e transformou o Ipasgo em um órgão exemplar, na prestação de serviços aos usuários e aos prestadores.
Foi um competentíssimo presidente do Detran. Dirigiu, por anos, a Goiás Fomento, transformando-a em um dos maiores instrumentos de crédito e fomento de nosso Estado. Foi presidente da Saneago, secretário da Fazenda, quando me ajudou fundamentalmente na consolidação de todas as nossas políticas sociais, de infraestrutura e de industrialização. Em todas essas funções deixou o seu legado de trabalho, dedicação, de amor aos servidores, amor aos goianos.
Dr. Taveira, além de companheiro de partido, era um amigo de toda uma vida. Por este querido amigo e irmão que o destino e a gestão pública colocaram em meu caminho, eu choro com os sentimentos de amor e gratidão. Foi meu companheiro até os últimos dias da sua vida.
Que Deus o acolha em seus braços, já que ele era muito devoto, e que Dom Antônio Ribeiro, seu grande amigo também, esteja agora ao lado de Jesus recebendo o espírito do Dr. Taveira. Minha solidariedade à dra. Divaina e a toda a família. Minhas condolências a todos familiares e amigos.
A saudade será eterna. Mas carregarei no peito todo o nosso trabalho juntos por Goiás. Meu muito obrigado pelos ensinamentos e companheirismo!”