A Secretaria de Estado da Administração (Sead) lança ferramenta de gestão de pessoas que aprimora o planejamento administrativo dos órgãos e permite avaliar as políticas públicas. O evento do Projeto Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) será realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, às 10 horas, amanhã, quinta-feira (25).
O lançamento tem parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que irá aplicar a ferramenta por meio de pesquisa, desenvolvimento e implementação do modelo de acordo com diagnóstico da administração pública goiana.
O evento terá palestras dos professores Dr. André Luiz Marques Serrano, doutor em Economia pela UnB e Dr. Pedro Paulo Murce Meneses, doutor em psicologia também pela UnB. A participação dos servidores terá certificado; a inscrição deve ser realizada no Portal do Aluno até às 18 horas do dia 24 de janeiro e a presença será registrada durante o evento.
Gestão de pessoas
O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) é uma ferramenta aplicada ao setor público e desenvolvida com o objetivo de estimar a quantidade ideal de pessoas em uma unidade organizacional. Consiste em uma ferramenta útil à gestão de pessoas e ao planejamento da força de trabalho.
De acordo com o secretário de Administração, Sérvulo Nogueira, a Sead irá implementar o projeto experimental na própria Secretaria e deve expandir para outros órgãos do Estado após os resultados alcançados na pasta.
“O DFT é uma ferramenta essencial para a gestão eficiente de pessoas no setor público, contribuindo para o planejamento estratégico e a avaliação de políticas públicas. Por meio de indicadores numéricos e relatórios detalhados, a ferramenta fornece insights valiosos para a tomada de decisões informadas em cada unidade organizacional”, destacou.
Como resultado, o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) fornece um conjunto de indicadores numéricos, uma descrição do trabalho e relatórios compilados com dados de pessoal de cada unidade administrativa.