Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água (22 de março), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lança o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO).
A cerimônia acontece na próxima quinta-feira (21/03), a partir das 9h30, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
O SirhGO é uma plataforma que vai reunir dados atualizados sobre os recursos hídricos de Goiás, de forma simples e transparente. O acesso, gratuito e sem necessidade de cadastro, será feito a partir do site da Semad.
“Ele vai cumprir papéis importantes, como o de dar publicidade às informações, educar, estabelecer e difundir a cultura da água”, afirma a secretária Andréa Vulcanis.
Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SIRHGO)
O sistema terá, inicialmente, 21 abas: chuvas, vazão de rios, qualidade da água, águas subterrâneas, reservatórios, normas, outorga, bacias críticas, alocação, manejo de bacias, segurança de barragens, fiscalização, área irrigada, monitor de secas, planos, enquadramento, cobrança, órgão gestor, conselho de recursos hídricos, comitês e mapas.
A proposta da Semad é que o sistema passe por aperfeiçoamento constante e agregue volume de informações cada vez maior.
“Nos últimos quatro anos, a Semad implementou ou avançou em quatro dos cinco instrumentos de gestão previstos na política de recursos hídricos: a outorga, a cobrança, o enquadramento dos rios em classes de qualidade da água e os planos. Estamos coroando esse processo agora com o sistema de informações”, diz o subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica da Semad, Jorge Werneck.