Ao contrário do que algumas publicações em redes sociais alegam, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetou a atividade.
A blindagem de automóveis não foi proibida pelo Governo Federal no país. Apesar disso, postagens enganosas nas redes sociais alegam que o presidente Lula teria “proibido” a blindagem. Não é verdade.
Chamado de “revogaço das armas” pela imprensa, o decreto presidencial assinado por Lula não interfere na de blindagem de automóveis brasileiros. Assinado em janeiro deste ano, o decreto 11.366/2023 suspende a concessão de novos clubes e de escolas de tiro e suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs (caçadores, colecionadores, atiradores e particulares). Além disso, restringe a quantidade de armas e de munições permitidas a civis. A íntegra do decreto pode ser lida aqui.
O Governo Federal está trabalhando para reconstruir as bases da democracia brasileira a partir do crescimento econômico, da diminuição da violência e da melhoria da vida da população como um todo.