Miguel Díaz-Canel Bermúdez reuniu-se com o presidente brasileiro em Paris
Em seu segundo compromisso bilateral na passagem por Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se, na tarde desta quinta-feira, 22/6, com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez. Antes, ele já havia se encontrado com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na capital francesa.
» Fotos em alta resolução (Flickr)
A reunião com Miguel Díaz-Canel Bermúdez marcou a retomada do diálogo com Cuba, abandonado nos últimos anos pelo governo anterior. Os presidentes brasileiro e cubano conversaram sobre temas ligados à América Latina e aproveitaram o encontro para debater assuntos relativos à conjuntura mundial.
Díaz-Canel compartilhou sua experiência como presidente de turno do G77 (grupo que congrega países em desenvolvimento) frente à responsabilidade brasileira de presidir, em breve, o G20, o Mercosul e o BRICS.
COMÉRCIO –Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Cuba totalizou US$ 292,6 milhões, tendo registrado um aumento de 60,3% em relação a 2021. Em 2023, entre janeiro e maio, as exportações, importações e balança comercial registram um superávit para o Brasil de US$ 67,7 milhões.