O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, realizou a captação de seis órgãos e tecidos, em Goiânia. Esse é o quarto procedimento que o Hugol realiza no ano de 2025, totalizando 21 órgãos e tecidos captados este ano. A doação foi feita como ato de solidariedade dos familiares de um paciente após o diagnóstico de morte encefálica.
Nesta doação, foram captados quatro órgãos (coração, fígado, rins) e dois tecidos (córneas). O coração foi transportado para São Paulo e os demais órgãos permanecerão em Goiás. Com a doação, seis vidas serão salvas.
Para o transporte dos órgãos e tecidos, a unidade contou com o apoio do Grupo de Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Goiás (Graer).
Doação de órgãos no Brasil
No Brasil, a doação de órgão só acontece após o consentimento da família, por isso é essencial que a pessoa converse sobre isso com os familiares e expresse seu desejo de ser um doador.
Os pacientes aptos a doar são aqueles com diagnóstico por morte encefálica, ou seja, vítimas de dano cerebral irreversível.
Vale lembrar que o Hugol segue um rigoroso protocolo de segurança para diagnóstico e confirmação de morte encefálica, o que possibilita à equipe médica e multidisciplinar uma conversa imediata sobre a doação de órgãos.
A unidade conta ainda com uma equipe especializada no atendimento aos familiares, entretanto a recusa ainda é alta.