A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) vai participar da campanha de doação de sangue Corrente sob Pressão, da TV Globo, de 22 a 27 de abril. A ação promove a quinta e última temporada da série “Sob Pressão”, que estreia no próximo dia 23.
A mobilização nacional vai unir as afiliadas da emissora e os hemocentros de todo o Brasil.
Em Goiás, a campanha vai ser realizada nas seguintes cidades: Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Porangatu, Formosa, Iporá, Quirinópolis, Ceres, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Nas cidades de Jataí, Senador Canedo, Aparecida e Anápolis, a campanha de doação de sangue vai ser feita por meio das unidades móveis da Rede Hemo.
UNIDADE MÓVEL DA REDE HEMO
Em Jataí, a unidade móvel ficará estacionada na Praça Tenente Diomar Menezes, de 22 a 27 de abril. Em Senador Canedo, Aparecida e Anápolis, a campanha começará no dia 23, data da estreia da nova temporada.
Nos dias 23 e 24, a unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Criativa, em Senador Canedo; no dia 25, na Praça da Matriz, em Aparecida de Goiânia. Nos dias 26 e 27, o ônibus da Rede Hemo estará na Praça Bom Jesus, em Anápolis.
O dia 27 de abril, sábado, foi escolhido Dia D da campanha e, em Goiás, a Rede Hemo vai promover uma grande mobilização de doadores, que ajudarão a abastecer os estoques de sangue do Estado.
Além disso, foi disponibilizado um site personalizado para os doadores que quiserem agendar suas doações durante a campanha. Acesse: hemocentro.org.br/sobpressao
QUEM PODE DOAR
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra a influenza, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.
Confira aqui as unidades participantes.