Sistema Regulação de Filas de Goiás é destaque em Mostra de Saúde Digital

O Sistema de Regulação de de filas para Cirurgias Eletivas (Regnet) foi destaque em talk show realizado na I Mostra de Saúde Digital, que aconteceu nesse final de semana, no Centro de Convenções de Goiânia, no XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

A Mostra apresentou mais de 60 produtos em saúde digital do Governo de Goiás, com tecnologias de BI, Data Science, IA, tais como o Regnet, Boletim do Paciente no Expresso Goiás; Imuniza Goiás; Farmácia Digital Cemac Juarez Barbosa; Transparência da Regulação; Caren; Sigus; SaudeGO 360º e Interpretador de Gráfico; tecnologias que ajudam a organizar e categorizar a imensidão de dados do SUS.

SISTEMA DE REGULAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS (REGNET)

Por meio do sistema Regnet, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) avançou no gerenciamento das filas de cirurgias eletivas, permitindo que o processo de regulação das cirurgias seja realizado digitalmente, em tempo real, no hospital.

“Goiás é referência nessa área de saúde digital. Recebemos com frequência, visitantes de outros estados para conhecer nossos produtos, nossas iniciativas e soluções. O Ministério da Saúde, inclusive, recentemente escolheu o Regnet como modelo para o país”, afirma a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES, Ana Carolina Rezende Abrahão.

PROJETO PILOTO NA RNDS

O estado de Goiás foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) para ser projeto piloto na recém-criada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de troca de informações em saúde.

O acordo foi firmado com a Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS. Com a parceria, o sistema de fila única para a realização de cirurgias eletivas em Goiás será adotado em escala nacional.

Com o uso do Regnet, desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES, foi possível a identificação e definição dos pacientes distribuídos nos 246 municípios goianos, de forma simples e eficiente, em parceria com os municípios, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

EVOLUÇÃO

A gerente de Regulação de Cirurgias Eletivas da SES, Cárita Figueiredo, explica que o gerenciamento de filas por cirurgias eletivas no estado de Goiás era feito por documentos físicos.

“Era um trabalho difícil, que não permitia a transparência e a rapidez necessárias. O Regnet permitiu o monitoramento em tempo real das unidades de saúde, promovendo uma gestão eficiente por especialidade e globalmente”, afirmou ela.

“O painel de gestão Regulatron extrai os dados diretamente e em tempo real do Regnet, fornece indicadores atualizados, promovendo uma gestão assertiva e transparência das cirurgias eletivas em Goiás”, explica o secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos.

Desde o início do Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, houve uma redução de, aproximadamente, 75% da fila de espera por cirurgias eletivas do estado.

“Hoje, temos aproximadamente 60 mil pacientes em fila de espera no estado de Goiás. No ano passado, iniciamos o programa de redução de fila com 125 mil pacientes. Só no ano de 2023, foram realizadas 167,8 mil cirurgias”, estima.

SAIBA MAIS

Em Porto Alegre, Caiado firma parceria para diminuir filas na Saúde

Goiás firma parceria com São Paulo para aprimorar regulação da saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *