Registre-se! termina com 8,5 mil certidões já emitidas à população carcerária

A segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! terminou na última sexta-feira (17), com a emissão de 8.575 certidões de nascimento para a população carcerária de Goiás. No entanto, o sistema da Central de Informações do Registro Civil (CRC-JUD) ficará aberto até o fim deste mês para atendimento das certidões solicitadas, totalizando 16.315. documentos.

A ação, que no estado é coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, evolveu 12 órgãos parceiros. O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, fez referência especial à inédita iniciativa para atender a população carcerária de Goiás, que tem 16.608 pessoas privadas de liberdade.

“Essa ação, direcionada ao sistema prisional, é uma oportunidade para uma virada de página. Com o registro de nascimento em mãos, 16 mil pessoas privadas de liberdade, apenas no Estado de Goiás, serão beneficiadas e vão poder, ao sair daqui, conquistar um emprego, se dedicar aos estudos, se capacitar e retirar outros documentos tão importantes. Esse pedaço de papel é um recomeço, cheio de novas oportunidades”, disse o ministro.

O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, enfatizou que os resultados tão positivos do Registre-se! 2024 são fruto de esforço concentrado da Corregedoria, do Poder Judiciário e de todos os parceiros envolvidos. Ele reiterou a importância da ação que visa à inclusão social e ao resgate da dignidade das pessoas privadas de liberdade, que poderão recomeçar sua história com os documentos após cumprirem a pena.

“Quando uma pessoa não tem documento, entendemos que não houve ressocialização. Precisamos dar dignidade para aqueles que até agora não a encontraram. Oferecer a essas pessoas a oportunidade de se apresentarem para o mundo portando a documentação devida é também contribuir para a sua reintegração na sociedade e incentivar uma mudança de vida com oportunidades de trabalho e de convivência saudável na comunidade”, destacou.

De acordo com Evelyn Aída Tonioli Valente, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO), entidade parceira do evento, durante a semana do Registre-se!, todos os registradores civis de Goiás e do Brasil se uniram em prol da cidadania e da dignidade, solicitando e emitindo certidões para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“É um privilégio contribuir com a construção deste momento histórico tão importante”, evidenciou.

REGISTRE-SE!

Considerada uma das maiores ações de cunho social do país, o Registre-se!, em Goiás, ocorreu em três frentes. Em Goiânia, o atendimento às pessoas em situação de rua foi realizado no Centro Pop Goiânia. A população indígena foi atendida, de forma especial, na comarca de Aruanã. E a população carcerária teve a condução da Diretoria-Geral de Polícia Penal de Goiás (DGPP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *