Estudantes da rede estadual coletam quase 3 toneladas de eletrônicos sem uso

Em troca, escolas receberam 110 computadores recondicionados

Alunos de 18 escolas estaduais coletaram quase 3 toneladas de material eletrônico sem uso, durante gincana promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Programa Sukatech. Chamada de Gincana dos Eletrônicos, a competição gerou a entrega de 110 computadores recondicionados às cinco escolas estaduais que mais conseguiram reunir esse tipo de material.

A entrega foi realizada no Centro de Capacitação e Recondicionamento de Computadores (CRC) do Sukatech, localizado na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia. A Gincana foi realizada durante o mês de março com o objetivo de promover a conscientização ambiental e dar o destino correto para componentes eletrônicos.

Aluna do 8º ano do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Severiano Araújo, que alcançou o primeiro lugar, Gabriela Vitória, 13 anos, conta que, após receberem as instruções da equipe do Sukatech, foram de casa em casa recolhendo eletroeletrônicos que iriam para o lixo comum. “Nós nos conscientizamos. No processo de coleta, muita gente não tinha como trazer, então, fomos buscar nas casas: trouxemos máquina de lavar, televisões e outras coisas”.

Gabriela ainda reforçou que o prêmio foi um incentivo para os alunos e todos da escola. “Achei muito bom (ganhar os computadores). Será bom para a escola, pois vai nos ajudar a montar o laboratório de informática e vai ajudar muito todos os alunos”.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secti, Guilherme Resende, ressaltou a importância da gincana ao promover uma ação de educação ambiental. “Esperamos que os computadores doados às escolas, em forma de premiação, possam dar melhores oportunidades para vocês ao usarem o laboratório de informática”, afirmou durante a premiação.

Premiados

Primeiro lugar da Gincana, o Cepi Severiano de Araújo, localizado na Vila Mutirão, recebeu 40 computadores recondicionados pelo próprio Sukatech; o segundo, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) do Setor Palmito, recebeu 30; o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Murilo Braga, localizado no Setor Leste Vila Nova, que recebeu 20; o quarto e quinto lugares ficaram com o Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, no Residencial Village Garavelo e o Colégio Estadual Jardim Tiradentes, de Aparecida de Goiânia. Cada um recebeu 10 computadores recondicionados.

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social. Por meio do programa, o governo do Estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de realizar a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *