4 dicas para otimizar sua rotina de trabalho remoto

Foto home office

O trabalho remoto deixou de ser apenas uma tendência e se tornou realidade, com diversos adeptos pelo mundo, especialmente após o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Só no Brasil, o modelo tem feito as pessoas economizarem 82 minutos por dia em deslocamentos, de acordo com o National Bureau of Economic Research (NBER), nos Estados Unidos. Mas o ambiente de casa e o acúmulo de tarefas pessoais e profissionais pode ser estressante; é fundamental tornar a rotina o menos estressante possível, principalmente quem está em transição.

A versatilidade do home office possibilita que as pessoas trabalhem de qualquer lugar do mundo, mas isso não impede de ter um olhar cuidadoso para a forma como se trabalha. “Otimizar a rotina no trabalho remoto, mais do que produtividade, é sobre ter maior autonomia e melhor gerenciamento do tempo de trabalho. Por isso, é importante usar ferramentas e criar hábitos para tornar o dia a dia menos desgastante”, comenta Samyra Ramos, Marketing Specialist da Higlobe, fintech americana para transferência de pagamentos internacionais que ajuda freelancers remotos a receber seus pagamentos em dólar.

Com isso, a especialista aponta 4 dicas para otimizar a rotina de home office. Confira:

  1. Estabeleça uma rotina

Não vale trabalhar na cama; o ato de tomar banho e se arrumar para o trabalho, em um espaço separado especialmente para isso, ajuda a mente a entender a hora de produzir e a hora de descansar. Essa divisão é fundamental para o bem estar do trabalhador remoto. Saber equilibrar as necessidades básicas com a rotina do trabalho é a peça-chave para se manter saudável, tanto mental quanto fisicamente.

“Se sobrecarregar de trabalho e ficar na frente do computador por muitas horas pode acarretar em problemas de saúde, por isso, é de extrema importância criar momentos de pausa e descanso ao longo do dia para buscar água, tomar um café, movimentar as pernas, realizar as refeições do dia, e sobretudo, respeitar os horários do expediente”, explica Samyra.

  1. Priorize o conforto

Como o home office é o local em que passamos a maior parte do dia, é fundamental torná-lo um lugar agradável e ergométrico. “Cadeira que ajuda a manter a postura correta do corpo, estruturas de apoio para o computador, decorações, ventilador e uma boa iluminação são alguns dos detalhes para se atentar na hora de criar seu espaço e torná-lo prazeroso”, comenta a especialista.

  1. Organize sua semana, mas abrace os imprevistos

O dia a dia de quem trabalha remotamente costuma ser corrido por ter que equilibrar com a rotina pessoal: resolver assuntos burocráticos, cuidar dos filhos, cuidar dos pets, cuidar da casa, cozinhar, entre tantas outras demandas que surgem.

“Ninguém consegue ser produtivo 100% do tempo, imprevistos acontecem a toda a hora e ninguém deve se sentir culpado por isso. Trabalhar de casa mistura tudo, mas é importante cultivar o hábito da organização. Uma dica que pode ajudar a tornar a rotina menos corrida é escolher um dia para organizar a semana e listar as tarefas que você já sabe que precisam ser realizadas. Dessa forma, você consegue ter uma visibilidade e preparo maior sobre imprevistos, sem que isso se torne uma situação desgastante”, aponta Samyra.

  1. Use ferramentas e aplicativos

Com o home office fazendo parte de vez na rotina, aplicativos e ferramentas que ajudam na organização e facilitam processos se consolidaram. É exemplo do Trello, da Asana, do Notion – softwares que ajudam na sistematização de tarefas e planejamento de projetos individuais ou com o time – e até da Higlobe, que ajuda trabalhadores do Brasil a receber seus pagamentos dos Estados Unidos. “Como mencionado, a organização é uma das peças-chaves do trabalho remoto e com tanta tecnologia disponível, é possível usá-la a nosso favor para otimizar a rotina e tornar os processos menos trabalhosos”, finaliza Samyra Ramos.

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