O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial tem previsão para iniciar na próxima semana (11). Onyx Lorenzoni, ministro da cidadania, informou ainda que na próxima semana deverá ser concluída a análise de mais de 17 milhões de pedidos lembrando que essa análise inclui os pedidos que foram refeitos pelo site e app. De acordo com Onyx Lorenzoni é de que cerca de 8 milhões de brasileiros estejam elegíveis na próxima segunda, 11 de maio.
O Auxílio Emergencial é um benefício do Governo Federal, aprovado para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus.
De acordo com a Dataprev, empresa responsável pela análise das informações dos trabalhadores, até este domingo, 10 de maio, todas as solicitações feitas entre o dia 23 e 30 de abril devem ser finalizadas. Uma vez finalizada a análise, o prazo é de até três dias para que a Caixa Econômica Federal faça o pagamento da parcela.
Aqueles brasileiros que ainda não se cadastraram, mas se encaixam nas condições para receber o auxílio emergencial poderão efetuar o cadastro até o dia 2 de julho, e terá direito ao recebimento das três parcelas do Auxílio Emergencial.
Calendário de pagamento
São três calendários de pagamento diferentes:
- um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;
- um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
- e um terceiro para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.
Meu pedido foi reprovado, e agora?
Inscritos no CadÚnico
Para quem é inscrito no Cadastro Único e foi reprovado para recebimento do benefício, basta solicitar uma nova análise pelo aplicativo ou pelo próprio site da caixa auxilio.caixa.gov.br.