A influenciadora digital Andressa Urach usou suas redes sociais neste sábado (26/04) para criticar duramente a cantora Maraisa. O motivo? O lançamento da música “Borderline”, publicada pela sertaneja no Instagram e que, segundo Urach, reforça preconceitos contra pessoas que convivem com transtornos mentais.
Diagnosticada com transtorno de personalidade borderline — condição que inspira o título da canção —, Urach acusou Maraisa de psicofobia e anunciou que tomará medidas legais contra a artista. Nos stories, ela pediu que seus seguidores denunciassem a cantora ao Ministério Público. “Psicofobia é crime”, escreveu a influenciadora, reforçando que a música “causa um preconceito muito grande” e que “todos os borderlines estão se unindo para denunciar”.
Após a repercussão negativa, Maraisa apagou a publicação com a faixa de suas redes sociais. A música, segundo Urach e profissionais da área de saúde mental, retrata de forma equivocada o transtorno, utilizando termos como “maluco” e “loucura” — palavras que perpetuam estigmas que a psiquiatria moderna luta para desconstruir.
Andressa ainda compartilhou a opinião de um psiquiatra que condenou a canção.
“A música em questão, além de transmitir uma imagem equivocada do transtorno, utiliza termos estigmatizantes, reforçando preconceitos que há tempos a psiquiatria e movimentos sociais tentam combater”, dizia a publicação.
A polêmica abriu espaço para um debate importante nas redes sociais sobre responsabilidade artística e respeito às questões de saúde mental.
Na música divulgada pela dupla de Maiara, a letra falava sobre o relacionamento com uma pessoa diagnosticada com boderline e chamava a pessoa de “maluca”:
“Olha aqui eu tenho que abrir seu olho pra esse relacionamento / Nem preciso de CRM pra diagnosticar essa loucura que cê tá vivendo / Fiquei sabendo que ele namorou outras pessoas / Pra cada uma ele foi um personagem / E esse perfil se encaixa numa personalidade borderline / Repara ele te isolou de todo mundo / Não romantiza esse absurdo / Ele é instável ele é intenso ele é extremo / E nesses casos todo mundo sofre junto / Ele não precisa de você nem do seu sentimento / Só de tratamento / Não deixa essa montanha-russa virar casamento / Cê não precisa ficar se envolvendo / Com anjo e demônio ao mesmo tempo / Corre senão você vai afundar junto / Você não é remédio de maluco”.