A Câmara de Goiânia concluiu na última quarta-feira (10) os exames de Covid-19 entre servidores, estagiários e terceirizados que não pertencem ao chamado grupo de risco e estavam em atividades presenciais ou remotas. Dos 845 testes realizados, 53 apontaram carga viral ativa para o novo coronavírus e outros 42 indicaram anticorpos para a infecção (casos já curados).
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Legislativo orientou todos esses 95 servidores a ficarem dez dias em isolamento em casa e a se submeterem novamente ao teste após esse período – por precaução, os 42 funcionários que já se curaram da infecção devem seguir o mesmo procedimento.
Conforme portaria assinada na quarta-feira (10) pela Mesa Diretora, as atividades da Câmara de Goiânia serão completamente suspensas na semana que vem para a realização de nova limpeza e desinfecção da sede. A partir do dia 22 de junho, o Legislativo retoma o retorno gradual de suas atividades presenciais, a princípio restringidas à área administrativa, com expediente entre 7h e 18h. Os gabinetes de vereadores permanecem fechados.
A entrada na sede do Legislativo será feita mediante medição de temperatura e uso obrigatório de máscara de proteção facial. As sessões do Plenário serão realizadas sem permissão de acesso às galerias e com a participação de servidores reduzida ao quadro de pessoal essencial.
Os servidores do chamado grupo de risco continuam autorizados a trabalhar remotamente, em home office. Eles poderão fazer os testes de Covid-19 na sede do laboratório contratado pela Câmara de Goiânia. A Sesmt vai sistematizar as informações dos exames realizados entre os dias 5 e 10 de junho e encaminhá-las à Universidade Federal de Goiás (UFG) para eventual inclusão dos resultados nos estudos epidemiológicos realizados pela instituição no Estado.
Por determinação do presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), com anuência de todos os vereadores, o Legislativo realizou os testes de detecção da Covid-19 entre servidores, estagiários e terceirizados. A Sesmt e o laboratório contratado para a testagem, Pro-Life Laboratório de Análises Clínicas instalaram um posto de coleta na sede do Legislativo, no Setor Norte Ferroviário.
O teste aplicado foi o Exame de Sorologia Quantitativo, com até 99,7% de sensibilidade. Segundo a biomédica responsável pelos exames, Nagêt Mohamad Tayfour, o teste detecta a existência dos anticorpos IgM (infecção na fase ativa) e IgG (infecção na fase tardia/cura) no sangue – ou seja, demonstra se o paciente está infectado ou já teve a doença (está imune).
Informações: Ascom Câmara Municipal de Goiânia