Estado, Município e professores de Educação Física reunidos em novo projeto

Foi lançado na manhã desta terça-feira, 21 de maio, o projeto FE – Formação e Efetivação Continuada de professores de Educação Física que conta com uma parceria entre o Estado, Município e professores de Educação Física em formação continuada. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e inclui, também, educadores da Rede Municipal de Ensino (RME). O evento de lançamento teve a participação do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, governador do Estado, Ronaldo Caiado, secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e a primeira-dama estadual, Gracinha Caiado.

Por meio do programa serão promovidos estudos e reflexões em torno das práticas e concepções pedagógicas na Educação Física, além do fortalecimento de projetos de ensino em unidades escolares. O foco específico na Educação Física se justifica pela compreensão da disciplina na perspectiva da formação humana para a emancipação que envolve a busca pelo conhecimento. O FE possui quatro módulos que estão hospedados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma desenvolvida por meio de convênio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O projeto-piloto será aplicado nos dois polos de formação presencial instalados em Goiânia e Aparecida de Goiânia com a atuação de estagiários da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Eseffego/UEG).

Karla Medeiros, da Superintendência de Desporto Educacional da Seduc, explica que o projeto vai atender 1.200 professores de Educação Física, incluindo servidores efetivos e contratados, atuantes nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Neste montante, estão inclusos professores lotados na RME, uma determinação da própria titular da Pasta estadual. “Neste ano, serão abertas 400 vagas e, em 2020, mais 800”, esclarece Karla. A extensão segue na proposta da modalidade híbrida, totalizando carga horária de 60h, sendo 24h presenciais e 36h à distância. Durante os módulos, os participantes compreenderão o processo curricular conforme a Base Nacional Comum (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *