Parque de Goiânia ganha equipamento para exploração de trilhas por cadeirantes

Cadeirante

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), adquiriu uma cadeira adaptada que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida explorem trilhas no Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). O parque fica na rodovia BR-153, entre Goiânia e Terezópolis de Goiás.

O recurso para aquisição da cadeira veio da autocomposição ambiental. Esse é um procedimento em que a Semad propõe um acordo para a pessoa autuada e, por meio do diálogo, a multa geralmente é convertida em benefícios para o meio ambiente e em ações de preservação da natureza. As audiências costumam ser rápidas e não é necessária a participação de um advogado.

A secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, afirma que o equipamento, batizado de Julietti, democratiza o acesso da população às belezas do parque. “Esse projeto é apenas o início de várias iniciativas que a secretaria pretende colocar em prática para trazer mais acessibilidade nas áreas de uso público de todas as unidades de conservação do Estado”.

Chefe do Peamp, Marcelo Pacheco explica que a Julietti é confortável e segura. “Para guiá-la, são necessárias pelo menos duas pessoas: uma para puxar a cadeira na parte da frente e outra atrás para ajudar a empurrá-la, sempre utilizando as barras paralelas do equipamento”. O uso da cadeira é gratuito.

Inclusão nos parques
Os Parques Estaduais da Serra de Caldas Novas (Pescan) e o Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) têm, em cada um deles, um triciclo do tipo Adapt Run e uma cadeira Julietti. Os triciclos foram doados em janeiro de 2022, durante a 3ª etapa do Circuito Radical Parques de Goiás, evento que integra prática esportiva e educação ambiental nas unidades de conservação.

O Peamp está aberto à visitação pública para trilhas, passeios de bicicleta e mountain bike, de quarta-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A Trilha do Lago, uma das atrações do parque, abre apenas aos sábados, domingos e feriados. Os grupos interessados em realizar visitas monitoradas devem fazer agendamento antecipado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *