Correr é bom para saúde? Conheça os benefícios da atividade física

Corrida

Qualidade de vida, mais disposição e saúde física e mental são as principais recompensas para quem pratica atividade física. E a corrida é uma forma de cuidar da mente e do corpo. É uma modalidade que pode ser feita tanto ao ar livre quanto na academia, sozinha ou em grupo…E você só precisa de um tênis para praticar.

Correr por si só, é libertador. E os benefícios da prática são inúmeros. Se você está procurando a atividade física ideal, separamos alguns benefícios para motivá-lo. Confira:

  • Controla o peso corporal

A corrida é uma atividade que auxilia na perda de peso e no combate à obesidade. Correr apresenta alto gasto calórico em sua realização, reduzindo massa gorda do corpo.

  • Alivia o estresse

Correr ajuda a aliviar o estresse acumulado. Ao movimentar o corpo com ritmo e intensidade, os chamados hormônios da felicidade, endorfina e a dopamina, são liberados no cérebro. O humor melhora em questão de minutos.

  • Reduz a ansiedade

A corrida acalma a mente, e libera alguns hormônios e neurotransmissores, como endorfina, serotonina e dopamina, levando a uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da intensidade, pode se estender para depois do treino.

  • Melhora o sono

Alguns estudos mostram que ao treinar pela manhã você dorme mais facilmente à noite. Além disso, também melhora a qualidade e a quantidade do descanso noturno.

  • Melhora a atividade cerebral

O cérebro funciona melhor com atividades aeróbicas constantes. Isso porque as conexões entre a rede frontal-parietal e outras áreas, as quais estão associadas à memória e ao autocontrole, são mais fortes e abundantes.

  • Auxilia no sistema imunológico

Com a prática regular e não exaustiva da corrida, é possível fortalecer o sistema imunológico. As infecções respiratórias são mais comuns em pessoas sedentárias do que naquelas que realizam algum exercício físico como a corrida.

  • Aumenta a resistência

A corrida aumenta a capacidade do coração, pulmões e músculos. Com isso, ela também favorece a resistência que geralmente diz respeito à capacidade de usar os músculos continuamente ao longo do tempo, fazendo com que este seja mais um benefício de correr. Além disso, também reduz a sensação de fadiga e exaustão, o que leva a uma resistência maior ainda.

  • Controla a glicemia e combate à diabetes

A corrida possui efeito metabólico que combate o desenvolvimento da diabetes. A atividade é capaz de aumentar o poder de ação da insulina, que é responsável por metabolizar a glicose disponível no organismo. Dessa forma, correr aumenta a captação de gliose pelos músculos, reduz a resistência à insulina e diminui a glicose sanguínea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *