O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) acaba de abrir inscrições para seleção de atrações que farão parte de sua programação. Foram publicados, nesta quarta-feira (12/3), dois editais voltados para a Exposição de Artes Visuais e para as Apresentações Artísticas e Culturais do evento, que acontece na cidade de Goiás. Os documentos já estão disponíveis para consulta no site oficial do festival.
Inscrições abertas
As inscrições para apresentações artísticas e culturais começaram nesta sexta-feira (14/2), no site do Fica. Já os que desejam expor suas obras na Exposição de Artes Visuais poderão se inscrever a partir do dia 20 de março.
Fica 2025: cinema e sustentabilidade
A 26ª edição do Fica será realizada de 10 a 15 de junho, tendo como tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”. Além da exibição de filmes, o festival promoverá debates, oficinas, atividades ambientais, tenda multiétnica, shows e programação infantil, consolidando-se como um dos principais eventos de cinema ambiental do mundo.
O evento é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A programação também conta com o apoio da Fiocruz, das Secretarias Estaduais da Retomada, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, além de parcerias com o Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sesc Goiás, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Prefeitura da cidade de Goiás.
Sobre o Fica
Com mais de 25 anos de história, o Fica tornou-se uma referência no cenário cultural nacional e internacional, promovendo a sustentabilidade e reflexão ambiental através da arte. O festival exibe uma ampla variedade de produções, incluindo longas e curtas-metragens, documentários, animações, oficinas e mesas redondas.
Atualmente, é considerado o maior evento de cinema ambiental da América Latina e um dos mais importantes do mundo. A edição de 2025 promete reforçar esse legado, reunindo cineastas, artistas e especialistas para discutir o futuro do meio ambiente através da cultura e da sétima arte.